Ícone do site Gazeta do Cerrado

Membros da DPE elegem Rubismark e Estellamaris para lista destinada à escolha de novo DPG

Defensores públicos Rubismark Saraiva e Estellamaris Postal - Foto: Divulgação/DPE

Defensores públicos Rubismark Saraiva e Estellamaris Postal – Foto: Divulgação/DPE

A eleição para defensor público-geral para o biênio 2021/2023 definiu os defensores públicos Rubismark Saraiva e Estellamaris Postal à lista tríplice que deverá ser encaminhada ao Governador do Estado para apreciação e escolha. A lista com os nomes dos candidatos será encaminhada ao chefe do Poder Executivo para nomeação no prazo de até 15 dias, conforme o artigo 3°, parágrafo 2°, da Lei Complementar 55/2009.

A Comissão Eleitoral foi presidida pelo defensor público Dianslei Santana e teve como membros titulares os defensores públicos Aldaíra Braga e Maciel Araújo. A apuração e a proclamação do resultado ocorreram imediatamente após a eleição.

Votação

A eleição aconteceu nesta sexta-feira, 06, por meio de sistema de voto eletrônico. Rubismark foi o candidato mais votado com 69 votos e Estellamaris Postal recebeu o total de 45 votos.  “É um sentimento de muita alegria, com a expressiva votação, e agradeço aos colegas defensores públicos pela confiança deposita. Agora é aguardara próxima etapa prevista, que é a nomeação do Governador para esperarmos um trabalho de grande luta, que é o crescimento institucional, para o próximo biênio”, declarou Rubismark.

Estellamaris Postal considerou o pleito eleitoral como o firmamento de mais um capítulo da história da Defensoria Pública, relatando sobre ter priorizado uma campanha propositiva. “Tivemos contato com cada Defensora e Defensor Público e vejo que saímos fortalecidos como instituição. Agradeço a confiança de cada colega que depositou em mim o voto e a expectativa de construção de uma Defensoria Pública ainda mais forte. Parabéns ao Dr. Rubismark, Dr. Kita Maciel  e Dra. Denize pelo trabalho e pela disposição em contribuir com a instituição. Aguardamos agora a escolha do Chefe do Poder Executivo, esperando sempre o melhor para a nossa Defensoria Pública”, relatou Estellamaris Postal.

A vaga decorre do término iminente do mandato do atual defensor público-geral, Fábio Monteiro. “É mais um momento ímpar para a Defensoria Pública do Tocantins. A Instituição hoje escreveu mais um importante capítulo de sua história no Estado. As eleições transcorreram de forma democrática e os candidatos puderam discutir temas de extrema importância para o presente e o futuro da Instituição”, considerou o Defensor Público-Geral, Fábio Monteiro.

Ele ainda parabenizou à Comissão Eleitoral pela condução dos trabalhos e às chapas concorrentes ao pleito eleitoral por se colocarem à disposição de participar de tão importante momento histórico da Instituição, de concorrer ao comando da administração superior da Defensoria Pública e pelo apoio dos colegas defensores públicos através da votação, em especial ao dr. Rubismark Saraiva por ter sido o candidato mais bem votado. “Acredito que a Defensoria Pública sai ainda mais fortalecida, de mais este processo eleitoral, pronta para continuar levando os seus serviços à população carente de todo o Estado do Tocantins”, concluiu o defensor público-geral, Fábio Monteiro.

 

 

Autor(a): Comunicação DPE-TO

Sair da versão mobile