Parlamentares da UPM – Foto – Silvio Santos/Aleto
Os membros da União de Parlamentares Sul–Americanos e do Mercosul (UPM) visitaram na manhã desta quarta-feira, 17, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins(Agrotins 2023), que teve início ontem e segue até o próximo sábado, dia 20, em Palmas.
Acompanhados pelos deputados tocantinense Valdemar Junior (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT) e Luciano Oliveira (PSD), eles visitaram diversos stands e o Pavilhão da Pecuária – que abriga uma grande variedade de animais bovinos, ovinos e caprinos, expostos para comercialização.
Em seguida eles visitaram o espaço institucional da feira, onde estão sediadas – durante o evento – as sedes da secretarias de Estado, o gabinete do governador Wanderlei Barbosa e da Assembleia Legislativa. Na oportunidade eles foram recebidos pelo chefe do Executivo.
O senador da Província de Buenos Aires, Alejandro Cellillo destacou a magnitude da Agrotins 2023 e as potencialidades do Estado para exportação na agroindústria, principalmente no que se refere à carne bovina. “Essa feira é algo grandioso, estamos muito impressionados, pois temos eventos similares na Argentina, mas com produção bem diferente e o
Tocantins se destaca por seu tamanho e suas condições climáticas. Consumimos muita carne, observamos que seus animais são maiores do que os nossos, por conta do clima argentino, isso nos abre para a possibilidade de comercialização”, disse.
A agrotins é a mais importante da região Norte do país, sendo referência nacional, e este ano tem como tema “Compliance no Agro”. A expectativa do Governo do Estado é superar a marca do ano passado em negócios, que foi de R$ 2,5 bilhões.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.
UPM
Vindos do Uruguai, Argentina e Chile e de outros estados brasileiros, em Palmas os parlamentares participam de palestras, debates e eleição da nova diretoria da entidade para os próximos dois anos.
Fonte – Dicom Aleto