Ícone do site Gazeta do Cerrado

Menina internada com diabetes ganha festa de aniversário surpresa com direito a bolo sem açúcar no norte do TO

Comemoração teve um bolo para a paciente, que é diabética — Foto: Divulgação/Isac

A equipe de saúde do Hospital Municipal de Araguaína preparou uma surpresa especial para uma paciente internada com diabetes. A pequena Sophia Emanuelly Gomes Matias completou quatro anos na última semana e para comemorar os profissionais fizeram um bolo especial, sem açúcar, e uma festa surpresa.

A iniciativa é parte do projeto ‘Hoje é seu aniversário’, realizado na unidade desde 2019. A ideia é tornar a data especial mais alegre e descontraída para os pacientes que passam o dia do aniversário no hospital.

Eduardo Campos, coordenador do Serviço de Nutrição e Dietética da unidade, explica que o projeto ajuda a minimizar o sentimento de angústia e a fragilidade emocional naturais no processo de internação.

“O projeto foi pensado para minimizar a tensão no ambiente hospitalar, com alegria e descontração, sempre cuidando das nossas crianças”, diz ele.

Projeto é para tornar dia dos pacientes mais alegre — Foto: Divulgação/Isac

Todas as comemorações são adaptadas ao quadro de saúde do paciente, com receitas especiais de bolo e acompanhamento de nutricionistas.

“Muitos acompanhantes se sentem muito felizes, pois, às vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade social, que não os permite proporcionar um momento especial, que é a celebração da vida”, explica Eduardo. O hospital pediátrico é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac). Os pacientes são do Sistema Único de Saúde.

Como o Hospital Municipal é referência para o norte do Tocantins é comum que pacientes vindos de outras cidades do interior acabem ficando internados longe das famílias.

Segundo o Isac, o HMA oferece serviços de UTI pediátrica e também internação e cirurgia pediátrica e neonatal, além das cirurgias pediátricas eletivas e de urgência. A unidade também oferta exames laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia.

Sair da versão mobile