Ícone do site Gazeta do Cerrado

Menor esfaqueado: Como as escolas trabalham a conscientização contra práticas violentas no Tocantins?

Equipe Gazeta do Cerrado

O caso da briga entre dois adolescentes que terminou com um menor esfaqueado na manhã desta segunda-feira (23) em Araguaína, norte do Tocantins causou preocupação. A confusão aconteceu na Escola Estadual Norte Goiano, no setor entroncamento. O estudante ferido foi encaminhado ao Hospital Regional de Araguaína, acompanhado pela diretora da unidade de ensino e da diretora regional de Educação de Araguaína e a Polícia Civil investiga o caso.

Procurada pela Gazeta para falar sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), informou que a rede estadual possui 499 escolas nas quais estão matriculados cerca de 155 mil estudantes.

Nossa equipe questionou quais medidas são tomadas diariamente para Segurança dos alunos nas escolas do Tocantins.

Como forma de evitar este tipo de situação nas unidades escolares, a Seduc tem orientado as escolas a promoverem ações positivas para conscientização contra práticas violentas. As escolas seguem um documento elaborado pela Pasta para subsidiar as ações da Orientação Educacional na condução do trabalho com a comunidade escolar, visando à construção de um clima de harmonia, respeito, segurança e tranquilidade, necessários para um ambiente favorável à aprendizagem dos alunos.

As escolas da rede estadual também desenvolvem as atividades do Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) instituída pela Lei nº13.185 de 6 de novembro de 2015 em todo o território nacional.

Outra ação desenvolvida como forma de promoção à cultura de paz é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido nas escolas pela Polícia Militar.

A rede estadual de ensino conta ainda com a parceria da Polícia Militar no monitoramento diário do entorno das escolas. A Ronda Escolar tem como objetivo garantir a segurança de professores, alunos e de toda a comunidade escolar. Por meio desta parceria, policiais militares, capacitados para atuar dentro das escolas, intensificam a proximidade entre escola e forças de segurança, visando garantir um ambiente saudável e seguro para todos.

 

Sair da versão mobile