Ícone do site Gazeta do Cerrado

Menos da metade dos contribuintes acertaram as contas com o leão no Tocantins

Falta menos de um mês para encerrar o período de declaração do Imposto de Renda. Até agora 32,6% dos contribuintes do Tocantins fizeram as declarações, segundo a Receita Federal. O prazo começou no dia 2 de março e termina no dai 28 deste mês.

No Tocantins, 147 mil contribuintes devem fazer as declarações, mas apenas 48 mil pessoas acertaram as contas com o leão. Uma delas foi o contador Rivaldo Soares. “Eu gosto de resolver minhas coisas logo, para não ficar nada pendente”.

Os contribuintes que enviaram a declaração no início, sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

Segundo o contador Joaquim Figueiredo, a única vantagem de fazer a declaração na última hora pode ser a correção da taxa de juros, para quem tem dinheiro para receber.

“Quando a pessoa tem um valor a restituir, quando ela restitui esse valor, recebe atualizado por esta taxa. Hoje a taxa está em torno de 12,5 a 13%. Se ela pegar este mesmo valor e aplicar na poupança, o rendimento fica em torno de 6 a 6,5%”.

Os lotes de restituição começam a sair a partir de junho e seguem até dezembro. No ano passado 75 mil contribuintes receberam cerca de R$ 115 milhões no Tocantins. Para o delegado regional da Receita Federal, José Márcio Bittes, o melhor mesmo é antecipar o acerto com o leão. “Garantir a obrigação, evitar o risco da multa. Eu não aconselho ninguém a deixar para última hora”.

Sair da versão mobile