Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mesmo após 53 anos, pegadas de Neil Armstrong ainda são vistas na Lua

Pegada deixada na Lua durante a missão Apollo 11 - Foto: USNatArchives

A missão espacial Apollo 11, da Nasa, que levou o homem à Lua pela primeira vez, completa 53 anos nesta quarta-feira (20). Apesar de o feito já ter completado mais de cinco décadas, as pegadas de Neil Armstrong ainda podem ser vistas por lá.

O terceiro estágio do foguete Saturno V levou os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, em 1969, ao satélite natural.

Com a frase: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, Neil Armstrong deixava a primeira pegada humana em solo lunar.

Com a frase: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, Neil Armstrong deixava a primeira pegada humana em solo lunar.

O programa de colocar o primeiro homem na Lua surgiu em 1961, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, comprometeu o país a levar um homem a pisar no solo lunar até final da década, durante a Guerra Fria.

O programa Apollo 11 acelerou muito o interesse do mundo em explorar a Lua. Para garantir que as tripulações humanas pudessem pousar e partir da superfície lunar com segurança, era importante entender o ambiente, superfície e processos.

Com isso, a Nasa desenvolveu precursores robóticos que coletariam informações valiosas para constituir a primeira exploração científica de outro corpo planetário.

Algumas missões de mapeamento enviaram imagens à Terra que garantiram a segurança do solo.

 

 

Humanos na Lua e descobertas

Toda a preparação de lançamento da Apollo 11 durou oito horas naquele 20 de julho de 1969. Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram com segurança em Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade) naquele dia. Michael Collins ficou dentro do foguete.

Os astronautas caminharam na Lua por mais de duas horas, coletando rochas e solo e montando pacotes de experimentos.

A partir das amostras da Apollo 11, a Nasa estudou lavas vulcânicas antigas, que se cristalizaram há mais de 3,6 bilhões de anos.

As coletas também mostraram que o solo lunar tem semelhança em composição química às rochas da Terra, mas são extremamente secas, sem evidência de qualquer água significativa na Lua, passada ou presente.

A tripulação desembarcou no Havaí em 24 de julho.

Os astronautas da missão Apollo 11; na imagem, da esquerda para direita, aparecem Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. em trajes espaciais / Time Life Pictures/NASA/The LIFE Picture Collection via Getty Images

O programa Apollo continuou com novas viagens e descobertas, além de outros homens na Lua:

Até o momento, nenhuma mulher pisou em solo lunar. O programa Artemis, projetado pela Nasa, visa levar a humanidade de volta ao sátélite. A missão está prevista para acontecer em 2025 e 2026.

 

Fonte: CNN

Sair da versão mobile