Bares, restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício poderão funcionar até às 23 horas, a partir desta sexta-feira, 28, em Gurupi. As medidas de flexibilização estão no novo decreto nº 0905/2020 publicado pela Prefeitura.
Esses estabelecimentos poderão disponibilizar mesas aos clientes, no entanto, deverão estabelecer acesso limitado aos clientes para evitar aglomeração, e atendendo todas as regras de segurança em saúde.
As academias de ginástica também estão liberadas para funcionar por 15 dias a contar desta quinta-feira, 27, nos horários das 5 às 23 horas, observando os critérios da Organização Mundial da Saúde, bem como as condições propostas pela Comissão de Proprietários de Academias de Gurupi.
O decreto traz também um parágrafo referente às servidoras públicas municipais lactantes, as quais poderão trabalhar de forma remota ou isolada, desde que comprovem por meio de laudo do pediatra a necessidade da criança de amamentação complementar e a avaliação da Junta Médica Municipal atestar a necessidade da lactante.
O município informou que a decisão foi tomada após reunião do Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus, que se reuniu com os representantes das classes comerciais, na última terça-feira, 25.
Além disso, segundo a prefeitura, a medida leva em consideração o cenário epidemiológico atual, que evidencia a redução dos casos ativos da doença. Além dos planos adotados pelos estabelecimentos, os quais contemplam maiores cuidados de higienização, controle, segurança e prevenção ao coronavírus.