Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mestres da Cultura Popular se unem em projeto que leva aprendizado sobre construção de instrumentos musicais tradicionais no TO

Mestres da Cultura Popular no Tocantins estarão reunidos em um único projeto para levar aprendizado sobre a construção de instrumentos tradicionais. Uma iniciativa da Escola de Extensão da  Universidade Federal do Tocantins (PROEX/UFT), as oficinas acontecerão no município de Porto Nacional, a 63 km de Palmas, de 7 a 10 de novembro (confira a programação).

Na ocasião, serão ofertadas as oficinas “Viola de Buriti” com o Mestre Wanderley da ONG Pote de Ouro, “Percussão Capoieboicongo” com Wertemberg Nunes da Aldeia TabokaGrande e Percussão com Marcio Bello do grupo Tambores do Tocantins.

De acordo com o coordenador do projeto, o diretor de Extensão e Cultura Bruno Barreto, o objetivo é de potencializar o desenvolvimento do ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.

As inscrições para as oficinas de construção de instrumentos musicais tradicionais são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento do formulário, disponível em https://forms.gle/6Po1SGyeVoU1mA5W7 ou, no local das oficinas, 30 minutos antes do início das mesmas.

O acesso é gratuito e os participantes receberão certificados. O público alvo são Luthiers; professores de música da educação básica; músicos; pessoas com formação musical prévia, interessadas no processo de confecção de instrumentos musicais e membros da comunidade em geral.

Programação
Local: Campus da UFT Porto Nacional
• Oficina de construção de viola de buriti, nos dias 7 e 8 de novembro, ministrada pelo mestre Wanderley;
• Oficina de construção de instrumentos de percussão – Capoeboicongo, nos dias 09 e 10 de novembro, ministrada pelo mestre Wertemberg Nunes
• Oficina de construção de instrumentos de percussão, nos dias 10 e 11 de novembro, ministrada pelo mestre Márcio Bello.

Sair da versão mobile