Ícone do site Gazeta do Cerrado

Meteorologia prevê chuvas com rajadas para os próximos dias na Capital; Defesa Civil orienta medidas de segurança

Finalmente chegamos ao período de chuvas! Os tocantinenses já puderam perceber que nos últimos dias, o clima está bem mais ameno, e as temperaturas baixaram consideravelmente. Desde à tarde de quinta-feira, 22, chuvas são comuns na Capital.

De acordo com o  Meteorologista e Professor José Luiz Cabral Júnior, do Núcleo Estadual de Meteorologista e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a mudança do tempo deste mês de setembro, é caracterizada por uma transição entre as estações de estiagem e período chuvoso no Estado.

Conforme explicou o professor Cabral ao Portal Gazeta do Cerrado, “ainda não estamos verdadeiramente no período das chuvas, porque o normal é que elas se intensifiquem na primeira quinzena de outubro, porém é comum ainda em setembro que elas ocorram de forma sazonal”.

O professor relatou que há uma explicação para as chuvas ocorridas nos últimos dias. Conforme ele, “ela está associada ao fenômeno atmosférico transitório, precoce, que trouxe a umidade da região amazônica para a costa brasileira, onde passou pelo Tocantins. Este fenômeno denominado é denominado de Zona de Convergência de Umidade”, disse.

 

Ele destacou ainda que as chuvas continuarão nos próximos cinco a oito dias, resultando no aumento da umidade do ar, o que trás diversos benefícios, dentre eles a incidência de menos queimadas.

Cabral também alerta para algumas precauções que devem ser tomadas neste período pois normalmente é caracterizado com chuvas fortes e pouca duração, mas geralmente acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos.

A Secretaria de Defesa Civil do Estado tem realizado orientações para algumas medidas de segurança em caso de temporal.

Abrigo em prédios que tenham para-raios;

Evite áreas abertas, como campos de futebol.

Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos ou trilhos, assim como de torres de transmissão;

Não fique embaixo de árvores;

Não use motos nem bicicletas;

Permaneça dentro do carro ou do ônibus;

Afaste-se de tomadas, canos, janelas e porta metálicos;

Não use equipamentos elétricos e nem atenda telefone, exceto sem fio;

Sair da versão mobile