Ícone do site Gazeta do Cerrado

Microempreendedores de 50 municípios receberão ajuda para melhorar gestão dos negócios

Para orientar os empreendedores que querem se formalizar ou aqueles que já são MEI e querem melhorar a gestão do seu negócio, o Sebrae promove, em todo o país, a Semana do Microempreendedor Individual, de 14 a 19 de maio. Em Palmas o atendimento será das 8h às 17h no Espaço Cultural e No Resolve Palmas da região Sul.  Eles também vão receber orientações sobre o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que deve ser entregue obrigatoriamente até 31 de maio. O evento é gratuito e no Tocantins a programação será em 51 municípios. Paralelamente, acontecerá a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Atualmente o Tocantins conta com mais de 50 mil Microempreendedores individuais. Só em Palmas são quase 15 mil MEI concentrados em diversas atividades com destaque para cabelereiros, comércio varejista de vestuários e serviços ambulantes de alimentação. No Brasil, mais de 7,5 milhões de trabalhadores se formalizaram nos nove últimos anos, de acordo com o Portal do Empreendedor. Esta é a 10ª vez que Sebrae promove a Semana do MEI. Este ano, a mobilização terá como foco a orientação do MEI para estimular vendas. Pesquisa do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores dizem ter dificuldade de conquistar cliente e 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro.

 Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, a semana do MEI é uma forma de disseminar conhecimento e estimular o empreendedorismo em cada município. “O Sebrae concentrará esforços para ofertar um “mutirão” de atendimentos aos empreendedores que já tem CNPJ e para aqueles que desejam formalizar seu negócio. É uma semana de oportunidade em que os empreendedores e potenciais empreendedores estarão em contato direto com elementos que compõe a prática nos pequenos negócios. Ofertaremos cursos e palestras que passam pela gestão do planejamento, gestão financeira, recursos para investimentos e gestão de vendas”, destacou.

Mutirão

A Semana do MEI ofertará gratuitamente serviços de formalização, benefícios e obrigações, inadimplência, temas de marketing, como usar ferramentas digitais e abordará sobre temas de finanças – linhas de crédito e gestão financeira.

MEI

MEI é aquele que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário com faturamento de até R$ 81 mil por ano. Esse empreendedor não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular e deve ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

 

Sair da versão mobile