A Microsoft anunciou o encerramento do Internet Explorer, navegador líder de mercado entre o fim dos anos 1990 até a primeira década do milênio. A companhia divulgou que seus aplicativos e serviços deixarão de ser compatíveis com o Internet Explorer 11, última versão do navegador, até agosto de 2021. O anúncio foi publicado no site oficial da empresa, acompanhado de um cronograma de “desligamento” dos apps e serviços até 2021
A versão deixará de ser compatível a partir de novembro deste ano, quando o aplicativo do Microsoft Teams já não rodará mais no navegador. Até 17 de agosto de 2021, nenhum aplicativo remanescente do Microsoft 365, pacote de serviços e apps da empresa fundada por Bill Gates, operará no Internet Explorer.
Em nota divulgada, a companhia recomenda que os clientes façam a transição para o Microsoft Edge, navegador alternativo ao Internet Explorer lançado em 2015 pela empresa. “Nós estamos comprometidos a ajudar essa transição a ser a mais tranquila possível”, diz o comunicado. “Nossos clientes usam o IE desde 2013, um tempo no qual o ambiente online era bem menos sofisticado do que os que vivemos agora. Desde então, novos navegadores – como o Microsoft Edge – têm oferecido experiências melhores e mais inovadoras.”
Internet Explorer
Segundo dados de julho da consultoria NetMarket Share, o Internet Explorer é o quarto navegador mais usado globalmente em computadores desktops e notebooks, com 4,23% do total. O Chrome, navegador do Google, é o líder com 71,11% do total, seguido pelo Microsoft Edge, com 8,09%. Nos anos 2000, o Internet Explorer chegou a estar presente em 90% dos computadores.
Fonte: Época Negócios