Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mini-indústria de processamento de frutos do cerrado é inaugurada em Barrolândia

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura César Halum inaugurou um caso de sucesso nesta sexta-feira, 21. Trata-se da agroindústria Front Frut,  uma mini-indústria artesanal de processamento de frutos do cerrado,  na fazenda São Jorge, município de Barrolândia. A data simbolizou dois fatos importantes. A inauguração oficial e o  recebimento do  Certificado de Registro do Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento, ocorrido no início deste mês. O documento garante a comercialização dos produtos em todo o País.

A implementação (suporte técnico) da agroindústria  faz parte de um dos projetos de fomento à agricultura do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

De propriedade do casal – pequenos produtores, Djalma Alves e Valdyrene  Milhomem, a agroindústria tem capacidade de  produção de  até  duas toneladas/mês de frutos do cerrado,  dentre as quais, cajá, mangaba,  araçá, buriti, tudo produzido na fazenda de 135 hectares.

Dona Valdyrene conta que até chegar aqui, a estrada foi longa e muitas dificuldades. Foi preciso determinação e coragem. São 20 anos de dedicação à agricultura familiar. Acordando às 5h e indo dormir às 1h30 da madrugada.  “Hoje me sinto realizada e feliz. Com os objetivos concluídos e pensando em coisas bem maiores. Foi muito difícil, superando as dificuldades, persistindo e dizendo eu não vou desistir. Muitas portas se fecharam pra nós, mas há dois anos a Secretaria da Agricultura abriu a portas e a parceria também com a prefeitura foi possível chegar aqui. O amor me conduziu e chegamos aqui”, declarou emocionada em agradecimento às parcerias.

O secretário César Halum destacou o empreendedorismo do casal, enfatizando também a importância da parceria com a prefeitura local. “Esta mini-indústria rural deve servir de exemplo para ser aplicado em todo o Estado. Se quisermos combater a pobreza no campo, criar renda para o pequeno produtor, é preciso estimulá-lo a agregar valores. Ele precisa produzir, industrializar e comercializar para obter renda e com mercado garantido.  É isso que estamos  fazendo.  A parceria da gestão de Barrolândia demonstra o comprometimento com a população”, afirmou.

Para o  prefeito de Barrolândia,  Adriano Ribeiro, “é muito gratificantes vê o homem do campo nessa nova fase de parceria com a Secretaria da Agricultura  dando oportunidade ao homem do campo produzir  e  processando esses alimentos para levar à mesa  da nossa comunidade”, destacou.  

A engenheira de alimentos da Gerência de Agroindústria da Seagro, Verônica França explica que a Front Frut é um bom  exemplo que os frutos do cerrado se utilizados de forma sustentável e, seguindo os preceitos legais, podem ser fonte de renda e emprego, fomentando a agricultura familiar.

Também participaram da inauguração da agroindústria,  o diretor de  agricultura Familiar, Carlos Martins, vereadores de Barrolândia, o secretaria de agricultura do município, James Lages,  a diretora da escola da Apae, Rosielen Afonso Gomes, dentre outros.

fonte: Ascom

Sair da versão mobile