Os serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Palmas vem se destacando pela estrutura das unidades de saúde, a qualidade dos serviços e um atendimento mais humanizado.
De acordo com o Ministério da Saúde, hoje Palmas é primeira Capital da região Norte atingindo 100% de cobertura na atenção básica e a segunda melhor do País. Nessas unidades, de 1º de janeiro até 15 de agosto de 2016, foram realizadas 260.217 consultas médicas e de enfermagem e 13.725 atendimentos referentes à primeira consulta odontológica.
Nos últimos quatro anos, a gestão de Carlos Amastha (Partido Socialista Brasileiro – PSB) investiu na ampliação e qualidade no atendimento na Saúde com a construção de mais unidades de saúde, reformas e ampliações, além de capacitação dos profissionais no acolhimento aos pacientes.
De 2013 para cá, doze Centros de Saúde da Comunidade – CSC (nova nomenclatura para Unidade de Saúde da Família) que funcionavam em prédios alugados na Capital, agora funcionam em prédios próprios. Com isso, dos 31 CSC que a Capital dispõe apenas um funciona em prédio alugado. Justamente, a que fica no Setor Sul cuja sede própria está em construção e deve ser entregue dentro de 90 dias.
“Recebemos essa unidade assim, funcionando numa casa residencial alugada, sem muito espaço. Aqui só temos uma equipe de saúde da família que deveria atender quatro mil pessoas, mas a demanda da região é maior. Isso será resolvido com a nova unidade, onde teremos quatro equipes de saúde da família completas com capacidade para atender 16 mil pessoas”, explicou o secretário executivo de Saúde, Whisllay Bastos.
Outros dois Centros de Saúde da Comunidade estão em construção sendo um na 207 Sul e outro na 409 Norte, com obras mais adiantadas, a previsão de entrega é de 60 dias. Cada unidade desta terá também quatro equipes de saúde da família com capacidade para atender 16 mil pessoas. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, dentista e agentes de saúde. O investimento em cada uma dessas unidades é de cerca de R$ 900 mil, sendo 30% deste valor correspondente à contrapartida do município e o restante dos recursos federais, cujos repasses já estão em dia.
“Isso é sem dúvida um marco na saúde de Palmas que ainda terá nos próximos dias um centro de especialidade funcionando, podendo realizar pequenas cirurgias. Realmente na atenção básica, o município de Palmas está de parabéns e é referência para o País”, disse o prefeito Carlos Amastha, referindo-se as obras do Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado, localizado na 405 Sul, que está em fase final de acabamento, devendo ser entregue em 30 dias.
O local terá 16 consultórios, uma sala para pequenas cirurgias, duas recepções, fora a parte administrativa, distribuídos em 1.055 m².