A prefeitura de Miracema encaminhou nota à imprensa na qual esclarece sobre conflitos constatados em exames realizados em morador da cidade que testou positivo para Covid 19.
Explicou que: “O primeiro teste realizado na Unidade Básica de Saúde do Município deu positivo, na segunda coleta realizada no Hospital Regional de Miracema, também positivo pra covid-19. Um outro exame de sangue também foi realizado e detectou Dengue, mas não hemorrágica.
Conforme nota, o Hospital Regional de Miracema, antes do paciente ser encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP), realizou uma 3ª coleta a ser submetida ao teste Swab, analisada pelo Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO) cujo resultado, divulgado nessa quinta-feira,7, foi NÃO DETECTÁVEL, “o que não quer dizer POSITIVO, nem NEGATIVO”. Que configura a seguinte explicação técnica presente conforme a nota: O Ministério da Saúde recomenda a coleta de amostras até o 7º dia após o início dos sintomas. O resultado NÃO DETECTÁVEL em amostras coletadas após este período não exclui a possibilidade de infecção por Vírus Respiratórios. 2. Os Vírus Respiratórios não apresentados no laudo e que não foram referenciados são considerados não testados”
Disse ainda que “o caso gerou diversas especulações e constrangimentos à família do paciente, no que pedimos a população mais compaixão e solidariedade. ”
A confirmação do registro para COVID-19 contabilizará na cidade de Valparaíso – GO, onde reside o paciente, conforme determinação do Ministério da Saúde, diz nota
Veja íntegra da Nota:
Nota – Caso de paciente positivado para covid-19
A Prefeitura de Miracema vem a público informar que o número de pessoas que procuraram pelo teste rápido aumentou nesta semana, após o boletim epidemiológico da terça-feira, 5, que confirmou a presença de um paciente com sintomas da covid-19 na cidade.
Apesar de toda cautela da gestão municipal quanto à ética e o sigilo médico, bem como, ter tratado do assunto com a devida seriedade e respeito, o caso gerou diversas especulações e constrangimentos à família do paciente, no que pedimos a população mais compaixão e solidariedade.
Outra questão a ser esclarecida é a respeito dos testes rápidos efetuados no paciente. O primeiro teste realizado na Unidade Básica de Saúde do Município deu positivo, na segunda coleta realizada no Hospital Regional de Miracema, também positivo pra covid-19. Um outro exame de sangue também foi realizado e detectou Dengue, mas não hemorrágica.
O Hospital Regional de Miracema, antes do paciente ser encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP), realizou uma 3ª coleta a ser submetida ao teste Swab, analisada pelo Laboratório Central de Saúde Publica do Tocantins (Lacen-TO) cujo resultado, divulgado nessa quinta-feira,7, foi NÃO DETECTÁVEL, o que não quer dizer POSITIVO, nem NEGATIVO. Confira a explicação técnica presente no exame:
O Ministério da Saúde recomenda a coleta de amostras até o 7º dia após o início dos sintomas. O resultado NÃO DETECTÁVEL em amostras coletadas após este período não exclui a possibilidade de infecção por Vírus Respiratórios. 2. Os Vírus Respiratórios não apresentados no laudo e que não foram referenciados são considerados não testados.
A coleta, do referido paciente, foi realizada no 12º dia de apresentação dos sintomas, portanto, fora do período recomendado.
Dessa maneira, o paciente permanecerá com o resultado oficial emitido pelos 02 testes rápidos realizados dentro do período sugerido, positivo para Covid-19, dentro da estatística do município de Miracema, contudo, constando apenas como caso monitorado.
A confirmação do registro para COVID-19 contabilizará na cidade de Valparaíso – GO, onde reside o paciente, conforme determinação do Ministério da Saúde.
O que é um teste swab?
Teste mais aprofundado, aquele realizado com a introdução de um coletor (cotonete) na narina e enviado para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), com resultado em até 72h.
Ascom / Prefeitura de Miracema do Tocantins