Ícone do site Gazeta do Cerrado

MISSÃO BICO: Líder de Bolsonaro, Gomes leva solidariedade a São Miguel e mostra situação a ministros que garantem ajuda total para socorrer famílias

Do Bico- Maju Cotrim

O Tocantins tem quase duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil, mais de 30 municípios estão sendo monitorados, mas as famílias que precisaram deixar as casas moram em 23 cidades.

São Miguel tem a pior situação. A cidade fica às margens do rio Tocantins, que registou a maior cheia dos últimos 12 anos e segundo a prefeitura,já chega a 2141 o número de pessoas estão fora de casa por conta dos alagamentos. Muitas pessoas perderam tudo e contam com doações.

O número de pessoas fora de casa na cidade é maior que o estimado pela Defesa Civil.

O senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes visitou as famílias impactadas neste domingo, 16. Ele esteve com o prefeito Alberto Moreira que mostrou a situação. O deputado da região, Jair Farias também acompanhou a visita assim como prefeitos das cidades vizinhas também preocupados com a situação. Gomes destacou ainda os esforços dos demais políticos e ainda do líder da região, Amélio Cayres.

Publicidade

Na cidade há vários abrigos com famílias e o ponto de concentração é no distrito de Bela Vista. O senador e o prefeito averiguaram a situação das famílias e Gomes colocou o ministro Rogério Marinho para falar com o prefeito por ligação de vídeo. “Conte conosco, vamos fazer tudo que for possível para agilizar”, disse o ministro na ligação.

O prefeito confirmou ao ministro que já decretou estado de emergência e tomou as demais providências em busca de recursos. O ministro da Cidadania, João Roma, também falou com o prefeito por intermediação do senador e se comprometeu com total apoio á cidade.

Gomes desde o início das chuvas acionou os órgãos federais e ministros das áreas responsáveis para atenção ao Tocantins. O prefeito, por sua vez, disse que o cenário é delicado e pediu apoio da bancada e de todos os setores.

“Vamos fazer um trabalho de complemento, é um trabalho de todos os setores, governador, um trabalho absolutamente solidário de todos os entes públicos ao mesmo tempo”, disse o senador.

“Muito mais que visita Política à região e para ver o que podemos fazer de concreto nesta região”, disse.

Nos abrigos mais de mil refeições são servidas por dia.

Veja o vídeo e como foi a visita do senador:

Sair da versão mobile