Ícone do site Gazeta do Cerrado

Missão internacional no Uruguai: Professora Dorinha explora modelos inovadores para fortalecer a educação básica

 

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, a presidente de honra da Frente Parlamentar Mista da Educação, senadora Professora Dorinha Seabra (União) participará da “Missão Internacional ao Uruguai: Experiências Educacionais de Transformação Digital, Tempo Integral e Parcerias Público-Privadas (PPP)”, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o governo uruguaio. O evento, que será realizado em Montevidéu, reunirá parlamentares de diversos países para explorar iniciativas de destaque na educação pública do Uruguai, com foco em inovação e inclusão. Ainda compõem o grupo brasileiro os deputados federais Rafael Brito, Socorro Neri e Professor Veras.

Entre os projetos que serão apresentados, destaca-se o Plan Ceibal, referência na América Latina no uso de tecnologia educacional. A iniciativa oferece conectividade de alta velocidade a 100% das escolas públicas, disponibiliza dispositivos para todos os estudantes e promove formação continuada para professores, alinhando tecnologia e ensino de forma eficiente e inclusiva.

 

 

Outro programa de destaque é o dos Centros María Espínola, escolas de tempo integral que buscam atender às demandas específicas de jovens nos anos finais do ensino fundamental, conectando o currículo escolar às necessidades atuais do mercado e da sociedade.

A missão também abordará as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Educação, modelo que tem sido utilizado para a construção e manutenção de escolas e centros de educação infantil no Uruguai, garantindo infraestrutura de qualidade e eficiência na gestão de recursos.

 

Compromisso com a educação

 

 

Uma educação pública de qualidade sempre esteve no centro das prioridades da Professora Dorinha desde seu primeiro mandato como deputada federal. Reconhecida por sua atuação em prol da melhoria da educação básica no Brasil, Dorinha entende que a conectividade é uma ferramenta essencial nesse processo.

Neste sentido, destacam-se algumas ações como a coautoria da Lei 14.172/21, que visa ofertar conectividade nas escolas públicas, buscando reduzir as desigualdades e fomentar a inclusão digital no ambiente educacional; a aprovação da Medida Provisória 1088/21, que garantiu mais de R$ 3,5 bilhões ao Ministério da Educação para ampliar o acesso à internet e fornecer equipamentos para alunos e professores da rede pública dos estados e municípios, fortalecendo a inclusão digital no ensino; e o apoio ao Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), que visa universalizar o acesso à internet e incentivar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Sair da versão mobile