Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mistério do balão satélite no Jalapão é desvendado e empresa responsável irá recolher objeto

Suposto balão satélite do Google - Foto: Divulgação

Suposto balão satélite do Google – Foto: Divulgação

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Um objeto misterioso literalmente caiu do céu nessa segunda-feira, 1º de março, na fazenda Bola, a 6 Km de Mateiros, no Jalapão. A população ficou bem assustada e curiosa com o objeto. Não é todo dia que se vê algo do tipo.

Segundo a Polícia Militar, equipes compareceram ao local, constataram o fato e isolaram a área para demais providências.

A Gazeta apurou e descobriu que não é a primeira vez que isso acontece. Outros balões muito parecidos já caíram nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Publicidade

Outros balões muito parecidos já caíram nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação

O objeto misterioso supostamente é um balão satélite do Google. O balão pode fazer parte do projeto Loon, do Google, e que está sendo testado no Brasil. O equipamento realizava mapeamento da região e o Loon consiste na criação de um sistema de balões que consegue fornecer melhor conectividade à internet para pessoas e áreas sem conexão à web em todo o mundo.

É como se fosse uma torre de celular conectada a um balão, que se move com correntes de vento a 20 quilômetros de altura para levar internet via rede 4G LTE para as pessoas.

Como funciona

De acordo com a empresa Loon, uma vez lançados ao céu, os balões navegam até o local desejado, passando por diferentes correntes de vento. Ao chegar em uma área que necessita de cobertura, um sinal de internet sem fio é transmitido aos telefones dos usuários que estão embaixo. Considerando que os balões voam em alta altitude, eles podem proporcionar uma área de conectividade até 30 vezes maior que as torres de celular convencionais.

Aterrissagem

Quando os balões completam seu ciclo no ar, o gás hélio utilizado é liberado e um para-quedas é acionado para garantir uma descida lenta até a terra.

Conforme a empresa, os balões “não caem”, já que cada aterrissagem é planejada e controlada. Uma vez que o balão aterrissa, uma equipe de recuperação local se aproximará para recolher o balão e os equipamentos.

Contato

Em nota à Gazeta, a PM informou que tentou buscar contato com os números disponíveis no satélite e com órgãos que possam localizar algum responsável pelo objeto.

Ainda na noite dessa segunda-feira, por volta das 23 horas, a representante do satélite no Brasil entrou em contato com um policial militar, para confirmar o local da queda e falar sobre o acesso à área. Disse ainda que entrariam em contato depois, para falar sobre a retirada do satélite.

O balão pode fazer parte do projeto Loon, do Google, e que está sendo testado no Brasil – Foto: Divulgação

Sair da versão mobile