Em uma verdadeira força-tarefa montada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), num espaço de apenas quatro horas, 240 cães e 57 gatos foram vacinados contra a raiva animal na terça-feira, 19, no Parque dos Povos Indígenas. A mobilização noturna foi pensada em atender os tutores que não conseguiram comparecer ao Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizado no último dia 9. A expectativa da Semus, é que até o final das ações da campanha, cerca de 30 mil animais, das zonas rural e urbana sejam imunizados.
Uma das primeiras da fila foi a estudante Victória Beatriz Martins, de 25 anos. Acompanhada da família, a jovem levou os gatinhos Smilinguido, Jasmim e a cadela Lampa para receber uma dose de cuidado. “Fiquei sabendo da vacinação pelo Instagram e resolvemos trazer nossos animais, pois a vacina é a forma de prevenir contra essa doença mortal”, explica a moradora da Arso 112 (1.105 Sul).
O morador da Arse 72 (706 Sul) Filinto Neto levou seu amigo Spike em mais uma campanha antirrábica. Preocupado com a saúde do melhor amigo, Neto explica que também não pode comparecer ao Dia D, mas que ajustou seu horário de trabalho para conseguir vacinar Spike. “Todos os anos vacino ele e cuido direto da sua saúde. Todos os tutores devem ter essa preocupação, protegendo assim, os animais e as pessoas”, conclui.
De acordo com a bióloga da UVCZ, Amanda Alexandrino, a vacina é gratuita e deve ser feita em cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de vida. “A imunização é importante tanto para os animais quanto para os seres humanos. A raiva é uma doença grave com mais de 90% de letalidade e a melhor maneira de prevenir é vacinar”, comenta.
Região sul
E quem ainda não conseguiu levar seu amigo pet, os vacinadores estarão nesta quinta-feira, 21, no Ginásio Ayrton Senna, das 17 às 21 horas, para atender os moradores da região sul.
Fonte – Secom Palmas