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Moradores e movimento denunciam e cobram do Dnit serviços de qualidade em ladeiras em Rio Sono

Devido atrasos e serviços de má qualidade em duas ladeiras de cascalho da BR-010 em Rio Sono, o Movimento Pró-BR-010, que luta pela construção daquela via no Tocantins, acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para corrigir ações, que na visão dos usuários, em vez de melhorar pioraram as referidas subidas.
A ladeira do Ocidente localizada em uma fazenda de mesmo nome e a ladeira do bigode na região Aldeia, depois da implementação de reparos, se tornaram escorregadias com a chegada das chuvas. Na ladeira do bigode, por exemplo, surgiram erosões, e pedras desceram das encostas para o meio da pista, agravando a situação.
Para os transeuntes dos dois locais a falta de uma boa compactação dos terrenos e ausência de uma consistente camada de cascalho fez com que os serviços não tivessem a qualidade necessária e hoje se encontram praticamente intransitáveis.
Os serviços foram solicitados pelo Pró-BR-010 no início de 2024, sendo prometido pelo superintendente do Dnit, Renan de Melo, para o início do período de seca do ano passado. Sendo que nas ladeiras do Ocidente só teve início no mês de novembro, e no bigode apenas no final de dezembro, já no período de muitas chuvas.
Os membros do movimento criticam o período que realizaram os reparos, o que motivou a falta de sustentabilidade do trabalho, e dizem ainda, que as correções parecem ter sido feitas sem planejamento e sem compromisso com a qualidade necessária.
“É claro que um serviço como aquele, não tinha como ser duradouro, sendo feito na época chuvosa e ainda mais sem uma engenharia e um melhor planejamento, foi o que parece ter acontecido”, apontam membros do Pró-BR.
“Se os defeitos não forem corrigidos a tempo, logo que o transporte escolar voltar, também será prejudicado por não conseguir sobrepor as referidas subidas, como já está acontecendo com outros veículos hoje”, alerta o movimento.
Para a correção dos serviços, o pessoal do movimento sugeriu uma visita dos técnicos do Dnit e da empresa contratada, com a participação deles, para juntos elaborar um plano de ação, com vistas a atingir um melhor resultado, mas até o momento não foram atendidos.
Novo reparo
Depois de acionar o superintendente do Dnit, por meio de documento, fotos, vídeos e áudios, mostrando a realidade dos locais, e pedido as correções necessárias, a empresa contratada fez na semana passada um novo patrolamento na ladeira do bigode. Mas de nada adiantou, pois, o serviço é somente paliativo e com as últimas chuvas, tudo voltou à estaca zero.
As maiores dificuldades vêm acontecendo na ladeira do Ocidente, devido ao barro sem a presença de cascalho, o grupo afirma ainda, que devido às chuvas, todo o trecho de cascalho da rodovia, desde Rio Sono até o município de Goiatins, está necessitando de reparos.
Luta pela BR-010
O movimento lembra que sua principal luta é pela pavimentação total da BR-010 no Tocantins, e reclama pela obra se encontrar paralisada por quase duas décadas. Criticam ainda os dez anos de gastos de milhões pelo Governo Federal, por meio do Dnit, com manutenções que não atendem a necessidade da população e dos investidores.

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