Durante toda a manhã desta quarta feira, 16, moradores de várias regiões da capital reclamaram de inúmeras quedas de energia elétrica através das redes sociais. Um dos grandes temores da população está relacionado à queima de aparelhos eletro eletronicos devido ao vai e vem da corrente elétrica.
O Porta Gazeta do Cerrado entrou em contato com a empresa responsável pelo abastecimeto elétrico em Palmas para saber o que está ocasionando essa instabilidade na rede.
De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, um incêndio próximo às linhas de transmissão de energia elétrica entre os municipios de Palmas e Miracema foi o causador dos transtornos à grande parte da população palmense nessa manhã.
A assessoria informou ainda que equipes do corpo de bombeiros e da própria energisa estão no local desde o fim da manhã para tentar normalizar o abastecimento de enerigia o mais breve possível e afirmou que a prioridade nesse tipo de ocorrência de emergencia é o combate ao incend6io e garantir o fornecimento de energia eletrica para o maior número de clientes possível.
A Energisa, por meio de sua assessoria alertou a população para o risco de queimadas durante essa época do ano, pois é comum as pessoas colocarem fogo em lotes baldios e em terrenos de pastagem e plantio, principalmente no interior, justamento onde passam as principais linhas de transmissão de energia para todas as cidades do Estado.
Segurança
A Energisa orienta que, caso tenha cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa do acidente pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais encostar nos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.
Últimas ocorrências
Na noite desta quarta-feira, 15, dois postes foram atingidos por veículos em Palmas, um na Praça dos Girassóis e outro na quadra 806 Sul. Neste último, que teve maior impacto, foram afetados mais de 6 mil clientes, que ficaram sem energia de 22h52 a 23h37, durante a troca do poste.
Segundo a Energisa, concessionária de energia elétrica do Tocantins, os moradores ficaram sem luz das 22h52 às 23h37, quando os técnicos fizeram a troca do poste. A PM não informou se houve feridos no acidente.
O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil, e deve pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10.000,00. O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante.
Confira íntegra da nota da Energisa:
NOTA
A Energisa informa que uma queimada em área rural, no município de Miracema, afetou os dois circuitos de transmissão de energia que abastecem Palmas e região. Logo que o incêndio foi detectado, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para o controle das chamas. Ressalta também que suas equipes de campo estão no local, atuando na retomada da normalidade da transmissão de energia.
A empresa orienta a população sobre os perigos de queimadas perto das redes de energia elétrica, evidenciados por essa ocorrência de hoje que afetou a região de Palmas. Com a chegada do período quente e seco no Tocantins e o aumento do índice de queimadas, os riscos dos focos de incêndios atingirem as redes elétricas provocando a falta de energia são grandes. Além disso, as queimadas trazem riscos à saúde e ainda podem causar acidentes graves ou fatais.
Texto: Nielcem Fernandes