Ícone do site Gazeta do Cerrado

Morre aos 94 anos Sidney Poitier, primeiro negro da história a receber o Oscar de Melhor Ator

O ator Sidney Poitier morreu aos 94 anos. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (7).

O falecimento foi anunciado por Fred Mitchell, Ministro de Relações Internacionais das Bahamas, segundo reporta o jornal The Independent. A causa da morte ainda não foi revelada.

Astro de ‘No Calor da Noite’ (1967) e de ‘Adivinhe Quem vem Para Jantar’ (1967), Poitier foi o primeiro artista negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator. Ele recebeu a estatueta da Academia por sua performance em ‘Uma Voz nas Sombras’ (1963).

O ator Sidney Poitier em Uma Voz nas Sombras (1963) (Foto: Divulgação)
Sidney Poitier no filme No Calor da Noite (1967) (Foto: Reprodução)
Katharine Houghton e Sidney Poitier no filme Adivinhe Quem vem para Jantar (1967) (Foto: Reprodução)

A notícia da partida do ator vem causando comoção nas redes sociais. O ídolo foi relembrado por famosos como Jeffrey Wright (‘Westworld’), George Takei (‘Jornada nas Estrelas’) e Whoopi Goldberg (‘A Cor Púrpura’).

Publicidade

“Sidney Poitier. Ator de marcos. Único. Que homem bonito, gracioso, caloroso e genuinamente real. Descanse em paz, senhor. Com amor.”

“Sidney Poitier, o primeiro negro a ganhar um Oscar, morreu aos 94 anos. O astro de ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ e ‘Uma Voz nas Sombras’, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, foi um pioneiro que deixará de luto muitas pessoas para quem ele abriu as portas de Hollywood.”

“Se você quisesse o céu, eu escreveria no céu em letras que chegariam a trezentos metros de altura. Para o senhor… com amor. Sir Sidney Poitier, descanse em paz. Ele nos mostrou como alcançar as estrelas”

De família das Bahamas, Poitier nasceu em Miami em fevereiro de 1927, durante uma viagem dos seus pais à Flórida. Ele cresceu no país insular no Caribe, mas se mudou para os Estados Unidos quando tinha 15 anos, onde seguiu a carreira de ator.

Seu primeiro papel de destaque foi o do médico Luther Brooks no filme ‘O Ódio é Cego’ (1950), do diretor Joseph L. Mankiewicz, que trata do racismo. Nos anos seguintes, ele também estrelou ‘Sementes de Violência’ (1955), ‘Cruel Dilema’ (1956) e ‘Acorrentados’ (1958).

O ator Sidney Poitier em O Ódio é Cego (1950) (Foto: Reprodução)

Ao aceitar seu Oscar de Melhor Ator por ‘Uma Voz nas Sombras’ na premiação de 1964, entrando, assim, para a história da Sétima Arte, Poitier declarou: “Como foi uma longa jornada até este momento, eu estou naturalmente em dívida com inúmeras pessoas; entre as quais estão, principalmente, Ralph Nelson, James Poe, William Barrett, Martin Baum e, claro, os membros da Academia. A todos eles, tudo o que posso dizer é um obrigado muito especial” (veja abaixo).

O artista ainda participou de filmes como ‘Ao Mestre, com Carinho’ (1967), ‘Noite sem Fim’ (1970) e ‘Espiões sem Rosto’ (1988). Seu último longa no papel de ator foi o drama ‘Construindo um Sonho’ (2001).

Poitier também se sentou na cadeira de diretor diversas vezes. Seu trabalho mais famoso nesse papel foi a comédia ‘Loucos de Dar Nó’ (1980), estrelada por Gene Wilder e Richard Pryor.

Richard Pryor e Gene Wilder no filme Loucos de Dar Nó (1980) (Foto: Reprodução)

Além disso, ele assinou os longas ‘Um por Deus, Outro pelo Diabo’ (1972), ‘Dezembro Ardente’ (1973), ‘Aconteceu num Sábado’ (1974), ‘Os Espertalhões’ (1977), ‘Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros’ (1982) e ‘Papai Fantasma’ (1990).

A seguir, confira os trailers dos clássicos ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ e ‘Ao Mestre, Com Carinho’:

Fonte – Monet via Globo.com

Sair da versão mobile