Ícone do site Gazeta do Cerrado

Morre jornalista pioneiro que ajudou a registrar a história e fatos do Tocantins; veja notas de pesar

O servidor, o jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas faleceu na noite deste sábado, 20.

Elson Caldas é pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, e servidor efetivo da Secom desde 1994.

O governador Mauro Carlesse e o secretário de Comunicação, Élcio Mendes lamentaram a morte dele.

Vejam as notas de pesar

Nota de Mauro Carlesse

20/06/2020

Publicidade

Com muito pesar recebi, na noite deste sábado, 20, a triste notícia do falecimento do jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, servidor da Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins.

Pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, Elson Caldas viu o nascer do Estado e muito trabalhou por seu crescimento. Deixa, entre os que o conheceram e trabalharam ao seu lado, pioneiros e atuais, a imagem do servidor honrado que tudo fez para que a história do Tocantins fosse eternizada.

Nesse momento de saudades e pesar, rogo a Deus, que por meio de seu Santo Espírito, console os corações de seus familiares, amigos e servidores que com ele conviveram.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

Nota de Élcio Mendes

20/06/2020

A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins, em nome de todos os seus servidores, atuais e pioneiros, lamenta, com muito pesar, o falecimento do servidor, o jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, na noite deste sábado, 20.

Elson Caldas é um pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, sendo servidor efetivo da Secom desde 1994. Sempre muito sorridente, Elson Caldas sempre foi muito querido por todos os colegas que com ele conviveram, dos pioneiros aos mais recentes. Fica, além da saudade, o legado de um servidor que sempre lutou pela categoria e pelo crescimento do Estado, registrando e ajudando a construir a história do Tocantins.

Que nosso eterno e bondoso Deus console os corações de seus familiares, amigos e dos colegas que tiveram o privilégio de trabalhar e conhecer Elson Caldas.

Élcio Mendes
Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins

Nota de Eduardo Gomes

O fotojornalismo tocantinense perdeu um de seus pioneiros, Elson Caldas. Vindo de Goiânia testemunhou e registrou o nascimento e desenvolvimento do Tocantins e de Palmas. Caprichoso no detalhe, com olhos de águia, captou imagens que ficarão para a posteridade. Com sua forma eloquente de defender suas ideias e seu jeito espontâneo, que lhe valeu o carinhoso apelido de “Cachorrão”, deixou muitas histórias que hoje serão lembradas e relembradas  por nós, seus amigos. Que ele descanse em paz e que Deus conforte todos que choram seu precoce desaparecimento.

Eduardo Gomes – Senador e líder do governo no Congresso

Nota de Dulce Miranda

Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do fotojornalista Elson Caldas, ocorrida neste sábado.

Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desse excelente profissional em todos os nossos governos, do qual, por meio de sua sensibilidade e feeling jornalístico capturou imagens espetaculares que fazem parte do acervo fotográfico do Tocantins.

Elson deixa uma folha de serviços prestados ao Estado, especialmente Palmas, quando chegou à Capital no início de sua criação. As suas lentes registraram com precisão e maestria o desenvolvimento da nossa Capital.  

A memória de Elson Caldas, assim como das suas fotos, já está marcada na história do Tocantins, da qual devemos preservá-la com respeito e merecimento.

Estendemos as nossas profundas condolências aos familiares e aos profissionais de imprensa do Estado. Deus o receba, grande fotógrafo!

Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

Nota da Comunicação da Aleto

O diretor  de Área de Comunicação da Assembléia Legislativa, Edivaldo
Rodrigues, em nome de todos os jornalistas do setor, lamenta a morte,
neste sábado 19, do repórter fotográfico Élcio Pereira Caldas, vítima de
câncer aos 61 anos.

Élson  Caldas é pioneiro no Tocantins. Chegou aqui em 1989 para
trabalhar na Secretaria da Comunicação, ainda em Miracema. Servidor
efetivo do órgão, aposentou-se em 2017, devido o agravamento da doença.

Deixa como legado o registro em imagens do Tocantins em diversas áreas:
do fotojornalismo  a imagens turísticas, quando fez parte da equipe que
produziu o primeiro Inventário Turístico do Tocantins.

Sua irreverência e senso político foram fundamentais na luta em busca de
melhorias para os profissionais da área.

Edivaldo Rodrígues
Diretor de Área de Comunicação da Aleto

Nota de Pesar do Sindicato dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins lamenta profundamente a morte do repórter fotográfico, Elson Pereira Caldas, ocorrida neste sábado, 20 de junho, vítima de câncer aos 61 anos.

Pioneiro, chegou em 1989 ao Tocantins, e começou a trabalhar na Secretaria de Comunicação do Estado ainda em Miracema, de onde diariamente vinha a Capital, fazer registros e acompanhar o governador do Estado. Era um fotojornalista primoroso, seu trabalho ganhou o mundo, e sempre foi elogiado por conseguir os ângulos mais difíceis e impensáveis. Emprestou seu talento para mostrar a diversidade e riqueza do Tocantins até 2017, quando se aposentou já por conta da doença.

Pelos amigos era conhecido pelo apelido de “cachorrão’, isso por ter um gênio forte, e ser incisivo nas suas declarações. Foi sindicalista ativo. Recebeu duros golpes da vida com a perda da primeira esposa e do filho Thiago. Nesse sábado, perdeu a luta para o câncer e deixa um vazio e saudades na filha, familiares e nos amigos.

SINDJOR-TO

Sair da versão mobile