Ícone do site Gazeta do Cerrado

Morte de estudante acende alerta: quais os perigos do uso de termogênico?

Vítima foi reanimada mas não resistiu - Reprodução Facebook

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Na noite dessa segunda-feira, 21, a estudante de medicina Cynthia Nava Raposo, faleceu numa academia de Porto Nacional, supostamente após ingerir um termogênico, usado por atletas para a queima acelerada de gordura. A Gazeta conversou na tarde desta terça-feira, 22, com a nutricionista esportiva Nayara Ferreira, para saber mais sobre o composto e quais os benefícios e riscos ele pode trazer à saúde.

Segundo Nayara, a finalidade do termogênico é aumentar a temperatura corporal, a fim de que faça o corpo trabalhar um pouco mais para diminuir essa temperatura. “Nesse trabalho para regular essa temperatura, a gente gasta mais energia. Então, a finalidade é aumentar o metabolismo, aumentar a quantidade de energia que se gasta”, explicou.

Sobre os benefícios, a nutricionista listou alguns como, a melhora na disposição e na energia, no rendimento no treinamento, e na performance esportiva para atletas de alto rendimento. “Todos esses benefícios são agregados ao compostos termogênicos. A gente tem aí um dos mais utilizados como a cafeína, creatina, dentre outros”, contou.

Os riscos à saúde também são grandes, como no caso de Cynthia. Nayara foi direta. “O que separa o veneno do remédio é a dose”, destacou.

Ela explica que, em doses exageradas ou para pessoas com alguma cardiopatia, problema no coração, algum problema vascular, de fato, pode oferecer risco a saúde sim, e graves, podendo levar até o óbito. Justamente pela alteração da frequência cardíaca, pelo aumento da pressão arterial, podendo levar a infarto ou a um AVC hemorrágico.

Nayara Ferreira, Nutricionista Esportiva (Foto: Arquivo Pessoal)

“Depois que ele acelera teu metabolismo, faz com que teu corpo gaste mais energia, isso vai corroborar num aumento de batimento cardíaco. Se essa pessoa tem algum problema relacionado a coração, fibrilação atrial, de fato, isso pode ocorrer. Altas doses por exemplo, da cafeína, podemos ter distúrbios gastro intestinal, ele pode vir a ter vômitos. Tudo isso tem que ser bem avaliado na dose correta e de fato não exagerar na dose”, pontuou a profissional.

Sobre as doces, Ferreira explicou que elas são individuais, e que não podem passar dos 200 miligramas. “As doses são muito individuais. 50, 100, 200 miligramas. Mas, a gente preconiza que não se ultrapasse 200 miligramas para indivíduos que não sejam atletas, por dia, e isso para de fato não tenha nenhum problema de saúde”, esclareceu.

Nayara ainda listou alguns alimentos termogênicos como a pimenta. “Nela nós encontramos a capsaicina, a gente tem o chá verde, o chá matte que tem um pouco de cafeína, o próprio café, são alimentos termogênicos”, disse.

A nutricionista reforça: “Não é assim, chegar numa loja, pegar o produto e levar para casa. Tem que tomar bastante cuidado na utilização, e não é o que a gente vê por aí infelizmente”, finalizou.

(Divulgação)

Cynthia

O corpo de Cynthia Raposo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em seguida, liberado para a família. A estudante será velada em sua cidade natal, Sítio Novo (MA).

Sair da versão mobile