Ícone do site Gazeta do Cerrado

Morte no Presídio: Detento é assassinado no Barra da Grota

Detento foi morto com arma artesanal - Divulgação Seciju

Matéria atualizada em 07/10/2018 às 08h37

Um detento, identificado como Dairo Ferreira da Luz, foi assassinado dentro do presídio Barra da Grota em Araguaína, na tarde deste sábado (6). Segundo o IML, o homem foi morto com golpes de chuncho, uma arma artesanal.

O crime ocorreu na mesma unidade prisional onde foi registrada uma fuga em massa na última terça-feira (2). Ao todo, 28 presos escaparam após uma rebelião. Deste total, nove morreram em confronto com a polícia, um se entregou após ser baleado, seis foram recapturados e 12 seguem foragidos.

Seis pessoas foram feitas reféns, mas quatro ficaram feridos e foram deixados pelos criminosos. Entre os feridos estão os agentes penitenciário Mark Alves Garcia de Sousa, de 31 anos, e Magnun Alves Garcia de Sousa, de 28 anos; além de um funcionário de uma empresa terceirizada, Adssandro Alves Pereira.

A professora Elisângela Mendes Sobrinho, de 43 anos, e o chefe de plantão da unidade, Roberto Aires, passaram mais de 24h como reféns dos bandidos e foram liberados por volta das 18h30 da última quarta-feira (3).

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou em nota que agentes penitenciários identificaram um conflito entre os internos e que a vítima foi socorrida imediatamente.

A nota diz ainda que dois suspeitos foram identificados  e foram encaminhados para uma Delegacia de Polícia para prestar depoimento.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen), informa que o reeducando Dário Ferreira da Luz, 23 anos, conhecido como “Bom Malandro”, veio a óbito no Hospital Regional de Araguaína no final da tarde deste sábado, 6.
Por volta das 17 horas, os agentes penitenciários identificaram um conflito entre os internos e adentraram na cela para verificar o ocorrido. Dário Ferreira da Luz foi socorrido imediatamente, levado para a enfermaria da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) e encaminhado, por ambulância, para  o Hospital Regional de Araguaína onde a equipe médica atestou o óbito.
O reeducando era natural de Balsas, no Maranhão, residia em Araguaína e foi preso a primeira vez em 2014, reincidindo seis vezes ao Sispen, com última prisão registrada em abril de 2018.
A Superintendência do Sispen informa que dois presos foram identificados como responsáveis pelo crime e prestaram depoimento na Delegacia de Polícia.
Sair da versão mobile