No próximo domingo, dia 10 de dezembro, a comunidade de Taquaruçu, em Palmas (TO), recebe a Mostra TaquaruCirco, um evento que encerra as atividades do segundo semestre de 2023 da Associação Cia Os Kaco. A partir das 18 horas, o Circo Os Kaco abrirá suas portas para apresentar o talento de cerca de 25 alunos, entre crianças e jovens, que participaram ativamente do curso de Circo Social oferecido pelo projeto “Arte e Cidadania no Circo”. A entrada é franca.
A mostra será apresentada por crianças e adolescentes da própria comunidade de Taquaruçu, como Perna de Pau, Palhaçaria, Lira e Malabares. Tudo se passa ao longo de uma dramaturgia que evidencia a escravização atual da tecnologia com as crianças. Neste contexto, elas são salvas pelo universo da arte circense e voltam a brincar descobrindo no circo a possibilidade de se viver.
De acordo com a coordenadora do projeto, Marcela Pultrini, a Mostra TaquaruCirco não apenas celebra o talento dos alunos, mas também destaca a importância do Circo Social Os Kaco como agente transformador na comunidade. “Convidamos a todos a participar deste espetáculo que representa uma década de dedicação, superação e aprendizado, onde a arte e a cidadania se entrelaçam para construir um futuro mais brilhante para os jovens de Taquaruçu”, afirma.
Projeto
O Projeto Arte e Cidadania no Circo, idealizado em 2013 pela Cia Os Kaco, surge como uma resposta aos desafios sociais enfrentados pela comunidade, incluindo altas taxas de evasão escolar, gravidez na adolescência e falta de perspectivas para os jovens. Ao unir arte e educação popular por meio do Circo Social e Educação Ambiental, a OSC nesses 10 anos já alcançou resultados com impactos positivos como várias histórias de sucesso ao proporcionar oficinas de arte educação que complementam a educação formal, contribuindo também para o Desenvolvimento das ODS.
Para além das atividades locais, a OSC com o Festival de Circo e o Carnaval de Rua de Taquaruçu promove também o intercâmbio cultural entre alunos e artistas de diferentes localidades do Brasil.
Desenvolvimento
Uma pesquisa realizada através do programa do Itau Cultural em 2022 por meio do projeto da Peoples Palace Project da Queen Mary University London, com 40 pessoas que já participaram ou participam de alguma atividade do Circo Os Kaco, 74% afirmam que o envolvimento com o trabalho do Circo fez com que desenvolvessem novas habilidades criativas e ainda que 77% dos respondentes disseram que o projeto permitiu estabelecer novas relações e interações pessoais, sendo que para 62,5% deles estes novos contatos tiveram desdobramentos profissionais.
Associação Os Kaco
O projeto é fruto de ação voluntária dos artistas do Circo Os Kaco, que não obteve neste ano patrocínio e prestaram serviço como educadores na comunidade. Para manter viva essa iniciativa que impacta positivamente a comunidade de Taquaruçu ao longo de uma década, o projeto conta com o apoio essencial da comunidade e parceiros.
Doações podem ser feitas por meio de PIX, utilizando a chave: chapeudocirco@gmail.com. Cada contribuição é uma peça fundamental para manter viva essa iniciativa que tem transformado vidas por meio da arte e da cidadania.