Ícone do site Gazeta do Cerrado

Motivos para se apaixonar pela Turquia no inverno

A Turquia é um destinho muito eleito durante as estações mais quentes do ano. Contudo, não podemos ignorar o charme do outono e do inverno, que acontecem, respectivamente, de setembro a novembro e de dezembro a fevereiro. Para te convencer a visitar o país nos próximos meses, os tópicos abaixo prometem fazer da Turquia o seu destino preferido para a próxima viagem.

1. Montanhas de neve
Pegue os esquis e deslize pelas montanhas cobertas de neve. Na Turquia, há mais de 100 picos acima de três mil metros e 12 estações, em cidades com: Anantólia Central, Anantólia Oriental, Mar Negro, Marmara, Mediterrâneo e Egeu. A mais famosa fica a quase dois mil metros de altitude, ao sul do Mar Marmara, na Vila Alpina de Uludağ, enquanto a maior e mais longa fica em  Palandöken, na província oriental de Erzurum

2. Fuja das multidões
Filas, restaurantes lotados e pontos turísticos abarrotados são menos comuns nas regiões do Mediterrâneo, durante o inverno. Lá, você poderá conhecer lugares como os sarcófagos de Termessos, nas colinas de Travertino, acima da cidade de Antalya. A região histórica foi conquistada pelo caminho de Alexandre, o Grande em 333 a.C.

3. Conheça o verdadeiro Papai Noel
As crianças e os adultos vão entrar de cabeça na real história do Papai Noel, que recebe o nome original de St. Nick ou São Nicolau. Acredita-se que ele pregava na antiga cidade de Myra, agora chamada Demre. Na Turquia, o seu dia é comemorado em 6 de dezembro com uma festa que reúne ortodoxos gregos na basílica da cidade, que data 1.500 anos.

4. Os famosos spas turcos
Fuja do frio e aproveite um momento relaxante nas casas de banho históricas, localizadas em Istambul. Muitas delas foram construídas no século 16, apresentando mármores e pedras ricas.

Dentre as mais conhecidas está a Kılıç Ali Pasha, que passou por uma restauração recentemente. A construção foi projetada por Mimar Sinan, o arquiteto otomano consagrado que chegou a desenhar 56 balneários.

5. Gastronomia exótica: prove a bebida Sahlep
Uma mistura cremosa e quente de leite, açúcar e farinha de tubérculos oriundos de orquídeas selvagens, servida com o toque de canela. Acredita-se que a bebida tem propriedades terapêuticas. A região também é rica em castanhas, que podem ser torradas na hora. Outros pratos típicos já são mais conhecidos, como os famosos lanches de carrinho turcos, os kestane kebab.

6. Castelos e paisagem natural
Na região de Van, no sudeste do país, as montanhas e vulcões dominam a paisagem, que é cheia de pequenas ilhas, castelos, igrejas e mesquitas. Tudo isso às margens do Lago Van que, devido à concentração de sal, não congela durante o inverno. O acesso é dado por meio de uma balsa, que chega até a Ilha Akdamar, passando pela Igreja da Santa Cruz, construída no século 10.

fonte: Casa e Jardim

Sair da versão mobile