Ícone do site Gazeta do Cerrado

Movimento pela Vida, um motivo para comemorar

Por Tania Cavalcante

No ano em que o Brasil impávido e colosso assiste a mais de 100 mil mortes ocasionadas por um vírus altamente contagioso, e que o mundo lamenta as mais de 800 mil vidas ceifadas pelo mesmo inimigo, o Tocantins, que obviamente não foi poupado dessa avassaladora crise de saúde pública, tem um motivo para celebrar. Não é só um motivo, é bem verdade, são incontáveis motivos expressados nas vitórias diárias de cada uma dessas quase um milhão e quinhentas mil pessoas que vivem nesse Estado abençoado por um sorridente sol particular. Mas aqui eu só posso falar de um motivo, que é a 20ª edição do Movimento pela Vida.

VINTE ANOS DE MOVIMENTO PELA VIDA

Isso precisa ser repetido, afinal, chegamos a 20ª edição do Movimento pela Vida. Ou seja, há 20 anos um grupo de pessoas de diversos segmentos filosóficos e espirituais distintos, dotados de conhecimentos e percursos profissionais variados, unidos por um propósito comum, se reúnem para ofertar à comunidade um vasto cardápio de conversas, oficinas, palestras, vivências, apresentações artísticas e atendimentos terapêuticos. São temas de todas as cores e sabores e absolutamente sem custo monetário nenhum, seja para doadores, seja para recebedores.

É claro que a celebração do Movimento pela Vida deste ano não pretende menosprezar a dor de quem perdeu um ente querido na cruel batalha de enfrentamento do novo coronavírus. Contudo, convém frisar, que a sensibilidade de organizadores e participantes do MPV 2020 a todos que sofreram e que continuam sofrendo as consequências mais diretas da pandemia é tamanha, que não realiza-lo seria o mesmo que ignorar a oportunidade que temos de aprender a viver o novo tempo.

NOVO TEMPO

“O Novo Tempo”, não por acaso, é o tema do MPV deste ano. Acredita-se que a troca de experiências com pessoas como o padre Júlio Lancelot, o astrólogo Waldemar Falcão, a monja zen budista Coen, o escritor e terapeuta Alexander McAllister e o palestrante Eduardo Shinyashiki (para citar alguns renomados que estão na programação do MPV deste ano), pode fornecer chaves preciosas nos diversos campos da vida: para lidar com as dores que são fardos inevitáveis pessoais ou sociais sentidos por cada pessoa; para frutificar as expectativas de um crescimento latente pessoal, profissional ou comunitário; para ancorar uma energia de mudança; para ser melhor. Se o MPV tivesse que ser sintetizado em poucas palavras, seria exatamente isso: uma oportunidade para nos tornarmos pessoas melhores.

O evento em si é um convite ao exercício do respeito social e da tolerância às diversas formas de expressão humana, do conhecimento científico e da prática espiritual. E sermos melhores, em tempos de polarizações ideológicas, de assombrosas práticas racistas e discriminatórias e da acintosa violação de direitos humanos universais, passa necessariamente pela absorção de conceitos que incutem no outro a perspectiva do respeito. O respeito custe a educação que custar. O respeito acima de qualquer tipo de diferença.

ADAPTAÇÕES EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA

Como não poderia ser diferente, o MPV também se adaptou às indicações das autoridades sanitárias e medidas estabelecidas pelo poder público para evitar aglomerações. Estarão à disposição dos participantes do MPV deste ano, artistas, filósofos, espiritualistas, profissionais da área da saúde formal, instrutores de práticas de saúde complementar integrativa e militantes de causas sociais, somente via plataformas de transmissão e ambientes virtuais da internet. O evento será realizado neste próximo final de semana, dias 29 e 30, das 9h às 19h, com atividades para todos os gostos.

A programação completa pode ser acessada no canal oficial do MPV no instagram (@movimento.pela.vida) e facebook (@mov.pelavida). Até lá!

Tania Maria Ribeiro Cavalcante – Palmas – Tocantins – Brasil

Terapeuta Tania Cavalcante – MOVIMENTO PELA VIDA

Coluna CURA DA ALMA
É conteúdo exclusivo da Gazeta do Cerrado

A convidada dessa semana é Tania Cavalcante, com formação em Psicologia, Terapia Ayurveda e Terapias Integrativas. Dirigente da Casa de Caridade Flor de Liz-casa de atendimento espiritual à 15 anos. Presidente da Associação que realiza o evento anual Movimento Pela Vida à 20 anos.

@movimento.pela.vida

*Toda semana a Gazeta do Cerrado trará um novo tema para a “Cura da Alma”.
Se quiser escrever para nós ou sugerir algum tema, basta entrar em contato.

Gazeta do Cerrado: Antes de ser notícia, tem que ser verdade

 

Sair da versão mobile