Ícone do site Gazeta do Cerrado

MP 1031: Articulação inclui Rio Tocantins para transporte de cargas e previsão de investimento chega a ser de R$ 20 bi em 10 anos

Divulgação)

O líder do governo no Senado, senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes, e o vice-líder, deputado pelo Tocantins, Carlos Gaguim articularam a garantia de R$ 20 bilhões em investimentos para o estado do Tocantins, nos próximos 10 anos. Os valores estão previstos na Medida Provisória 1031/21, que travava a desestatização da Eletrobras, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que responde a 30% da energia gerada no Brasil. 

 

Por meio de muita articulação, Gomes e Gaguim conquistaram a implantação de PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas), gasoduto, termoelétrica, revitalização do Rio Tocantins para que ele possa voltar a ser navegável e seja utilizado para transporte de cargas, a construção do porto de Praia Norte, que será um importante polo para de escoamento da produção agrícola do Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e SUl do Pará. 

 

De acordo com Carlos Gaguim essa aprovação é histórica e muito importante para o Tocantins. “Essas obras devem ter o processo licitatório iniciado no próximo ano e, quando concluídas, vão representar, na prática, mais emprego, mais renda, mais oportunidade e, consequentemente, uma economia mais pujante e com mais qualidade de vida para todos os Tocantinenses”, disse o deputado.

“É importante frisar que regiões com mais logística e infraestrutura para escoamento de produção e com maior capacidade e estrutura para geração de energia elétrica são preferidas por investidores na hora de escolher onde colocar a sua empresa, indústria, negócio. Com todas esses benefícios em funcionamento seremos um estado com um potencial ainda maior e bem mais competitivo. Essas conquistas representam mais investimentos em emprego e geração de renda para o povo tocantinense”, disse. 

Gaguim destacou ainda a importante atuação de Eduardo Gomes no senado federal e  a atenção e o apoio do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da Medida Provisória,  para que estas conquistas se tornassem realidade para o povo tocantinense. O deputado destacou ainda que o Governador Mauro Carlesse também deu apoio e ajudou na articulação dessas conquistas para o Estado do Tocantins.

Sair da versão mobile