O Ministério Público Federal (MPF) em Tocantins esclarece que o repasse dos recursos referentes aos contratos de financiamento firmados pelo Estado do Tocantins e investigados pela Operação Ápia permanecem bloqueados em virtude de decisão judicial tomada na áreapenal e que atualmente encontra-se sob jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Ao todo, foram bloqueados R$ 31 milhões.
O remanejamento dos recursos pretendido pelo Governo do Estado do Tocantins foi debatido em reunião realizada no MPF com representantes da Administração Estadual e do Banco do Brasil – instituição financeira responsável pelo repasse dos recursos. Durante a reunião, foram expostas as preocupações do MPF com a utilização dos recursos nas obras de ampliação do Hospital Regional de Palmas (HGP), tendo em vista a existência de procedimento administrativo que apura irregularidades no processo licitatório das obras no hospital.
De toda forma, qualquer manifestação do MPF sobre a viabilidade do remanejamento dos recursos só será possível quando o processo retornar à Justiça Federal em Palmas.
Fonte: MPF – TO
_____________________________________________________________________