Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mudança de vida! Adolescente em medida socioeducativa consegue 1º emprego: “Fará tudo pra ficar no trabalho”, diz mãe

 Toda a equipe da unidade festejou o sucesso deste início de carreira profissional do adolescente – Foto -Seciju/Governo do Tocantins

Em prol de uma reintegração social efetiva, servidores do Sistema Socioeducativo, ligados à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), uniram-se em esforços para que um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa conseguisse ingressar no mercado de trabalho. A equipe de profissionais da Unidade de Semiliberdade (USL) de Gurupi, orientou, treinou e encorajou o jovem que começou suas atividades profissionais nesta quinta-feira, 16, iniciando seu primeiro passo profissional como repositor.

 O Chefe da Unidade, Ricardo Figueiredo, sintetizou como foi todo o processo. “O adolescente já estava na unidade há três meses. Ele é reincidente e desta última vez veio com a decisão de começar a trabalhar. Fizemos um currículo para que ele tivesse mais possibilidades, distribuímos e uma empresa local estava precisando. Nossa equipe instruiu como seria o comportamento ideal para a entrevista, levando-o a conseguir galgar sucesso”, explicou.

Para a assistente social da unidade, Josefa Neres, o trabalho da equipe foi essencial para viabilizar os processos burocráticos. “Organizada toda a documentação necessária solicitada pela empresa, acompanhamos o socioeducando no processo de exame admissional e retirada de uniforme na empresa para início das atividades laborais. Diante disso, temos convicção que estamos no caminho certo. Ajudar cada adolescente a se encontrar, perceber seus potenciais e impulsioná-los ao protagonismo de suas vidas é nossa missão”, disse.

Mudança de vida

Para a mãe do jovem a vida profissional é uma oportunidade de transformação. “Estou muito feliz de ver o empenho do meu filho, sou muito grata a todos vocês, equipe profissional, agentes e gestão. Ele está bastante empolgado, quando veio para o almoço, me disse que estava gostando e disse que fará de tudo para ficar no emprego. Essa chance trará mudança para a vida dele”, afirmou.

O adolescente de 18 anos ficou entusiasmado com a oportunidade. “Quero agradecer a todos da unidade que me ajudaram nesse processo de conquista de emprego que dá início a minha vida profissional, eu vejo essa oportunidade como um potencial para melhorar minha carreira”, finalizou.

Fonte – Ascom Seciju

Sair da versão mobile