Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mudanças no projeto de concessão são apresentadas e preveem gratuidade para vizinhos e voucher com desconto para tocantinenses; Veja detalhes!

Foto – Governo do Tocantins

Maju Cotrim

O Governo do Tocantins realizou uma coletiva novembro no Palácio Araguaia, nesta segunda-feira, 8. Na ocasião, o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos do Tocantins, José Humberto Pereira Muniz Filho, atualizou a imprensa e comunidade sobre os projetos de concessões do Governo do Tocantins.

A Gazeta traz os detalhes.

Várias adequações serão propostas pelo governo no projeto de concessão como a gratuidade para os moradores dos oito municípios que fazem limite com o parque estadual.

Outra proposta: um voucher especial para os tocantinenses com desconto superior a cerca de 50%. “Essa proposta foi construída com o BNDES e não vai trazer instabilidade econômico financeira”, disse.

Outra adequação: serão citadas em detalhes a limitação da área do parque para evitar o medo de que áreas adjacentes sejam atingidas pela concessão.

Mais uma proposta: foi encaminhado ao SEBRAE pedido de apoio para que contribuam com qualificação dos habitantes da região do Jalapão.

Será proposta a atenção nos serviços especializados para que o acompanhamento arqueológico esteja detalhado no projeto.

Sobre as áreas de colheita do Jalapão, ele disse que será debate com a população e quilombos uma forma de potencializar ainda mais a atividade.

Veja as mudanças:

GRATUIDADE PARA MORADORES DOS MUNICÍPIOS LIMÍTROFES
1.Lagoa
2.Lizarda
3.Mateiros
4.Novo Acordo
5.Ponte Alta do Tocantins
6.Rio Sono
7.Santa Tereza
8.São Félix do Jalapão
9.Membros dos POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS residentes no PARQUE e em seu entorno

ADEQUAÇÕES

•ÁREAS ADJACENTES             FAZENDA TRIAGRO
•Capacitações e parcerias com o Sistema S
•Licenciamento ambiental: acompanhamento arqueológico
•Áreas do Capim Dourado (debate com a comunidade)
•Revisões nos macrotemas (caderno de encargos)
•Priorizar: A) AÇÕES SOCIAIS, AÇÕES DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO do turismo e do turismo de base comunitária, ao empreendedorismo, à agricultura familiar e ao artesanato, sempre ouvidos os povos e comunidades tradicionais.
•Demais: manejo, operacionalização e educação ambiental

Veja o novo cronograma de audiências:

Veja o material apresentado pelo governo na coletiva:

COLETIVA

Sair da versão mobile