Ícone do site Gazeta do Cerrado

Muito além do carnaval, Salvador tem brasilidade

Salvador - Foto @MarcoJacobBrasil

Por Marco Aurélio Jacob/Febtur

Salvador tem cor, almas, espiritualidade e muita história pra contar.

Muito mais que blocos, trios elétricos, música animada à percussão marcante dos traços e influências africanas. Salvador é pura história e vida do Brasil.

Desde que foi consagrada como a primeira capital do Brasil, Salvador e a Bahia colecionam histórias, arquitetura imponente, praias belíssimas e gastronomia impecável que não se resume ao tradicional acarajé.

Salvador – Foto @MarcoJacobBrasil

Música, arte, arquitetura, música, gastronomia, carnaval, estátuas e instalações culturais, bairros charmosos, personalidades consagradas pela contribuição que cada artista assina nos autos da antologia brasileira.

Entre os dias 1º e 3 de junho de 2023, o Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizado em Salvador, pôde reunir mais de 120 profissionais especializados no turismo de todo o Brasil. O que fortalece ainda mais a rede de comunicadores de turismo e a própria Federação, que tem como objetivo melhorar a comunicação do Turismo e aliar a isto o próprio desenvolvimento deste setor que tem tanto a crescer e ajudar no desenvolvimento do Brasil enquanto nação e trazer frutos para os diversos setores da cadeia produtiva que o compõe.

Congresso Febtur – Foto @MarcoJacobBrasil

A Bahia e Salvador demonstraram um turismo maduro, com uma visão de negócios e reconhecimento da importância do trade para alavancar a economia, mostrar o que há de melhor nestas terras miscigenadas com a cara, cor e sabores do Brasil de diversas ancestralidades reunidas neste caldeirão cultural que toda essa região pode mostrar.

Uma terra que resgata a espiritualidade ancestral, indígena, negra e europeia, com igrejas, templos e terreiros mostrando o que há de mais nobre na harmonia entre culturas, mitos e credos. Onde igrejas têm a batida do tambor, como a do Pelourinho e os terreiros tem as rezas cristãs e compartilham santos e sabedoria.

Salvador – Foto @MarcoJacobBrasil

Essa é a verdadeira identidade cultural brasileira. Com gostinho de quero mais.

O Congresso teve a participação de várias autoridades, representantes de classe e profissionais que engrandeceram o Congresso com estudos de causa, modelo de negócios, palestras com temas fundamentais para contextualizar o momento do turismo brasileiro. Turismo, Economia Criativa, Inteligência Artificial, Cidades Turísticas, Atrativos, Hotéis, Rodada de Negócios com mesas interativas tornaram o evento moderno e dinâmico, atual e inclusivo para o que vem pela frente.

Autoridades na abertura do 1º Congresso Febtur em Salador, BA – Foto @MarcoJacobBrasil

Os apoios foram fundamentais para a realização e a concretização deste 1º Congresso Febtur. Reconhecimento, dedicação, trabalho e esforços para acolher, unir e mostrar apenas um pouco do que a Bahia pode oferecer. E colher as matérias, vídeos, fotos e postagens dos participantes em uma verdadeira rede de comunicação de turismo forte e independente com profissionais e veículos filiados em prol da excelência na comunicação do turismo brasileiro.

Um time de força fez esse Congresso acontecer, como Heloísa Braga, presidente da Febtur Bahia, Gorgônio Loureiro, presidente da Febtur Nacional, todo o time da Febtur Bahia e da Diretoria Nacional fizeram história e ajudaram a escrever a história do turismo brasileiro, da Bahia e de todo o trade turístico.

Gorgônio Loureiro e Heloisa Braga – Foto @MarcoJacobBrasil

A Federação teve sua homologação e não teve melhor lugar que a Bahia de Todos os Santos para testemunhar sua concretização. Uma nova fase na comunicação do turismo brasileiro surge e todos são bem-vindos a fazerem parte desta instituição.

Jornalistas, publicitários, fotógrafos, blogueiros, instagramers, turismólogos, guias turísticos, universitários, profissionais do trade, agências de turismo, associações de turismo, governanças, funcionários das secretarias e departamentos de turismo dos órgãos públicos de todas as esferas são bem-vindos a formar a rede que só tem a crescer e melhorar a cada dia a comunicação entre o destino, o atrativo, o evento e as pessoas que as vezes nem sabem que adorariam conhecer, visitar ou participar.

Membros da Febtur – Foto Febtur

Como a própria Heloísa assina, em sua carta de agradecimento ao Congresso: “um evento realizado com seriedade, com a postura e com o comprometimento necessários para uma comunicação assertiva para o turismo no Brasil.”

Heloisa Braga – Foto @MarcoJacobBrasil

Este 1º Congresso Febtur foi construído a muitas mãos , realizado através do apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Fecomércio da Bahia, CNC, ABIH , Costa do Sauípe, Quality Hotel, PASTUR, Balé Folclórico da Bahia, Senac Bahia, Secretaria de Turismo de Camaçari, Luck Receptivo, Casa do Rio Vermelho, Mercado Modelo, Prefeitura de Santana do São Francisco, Marina da Penha, Observatório Bahia de Todos os Santos, DNA Bahia, Polícia Militar da Bahia, Boteco da Tetê, Alecrim Sabor Artesanal, Marcelo Poletto com a programão visual, Eventos & Eventos, com a parceria decisiva de todas as associações que integram o trade do turismo da Bahia, da diretoria da Febtur Brasil e da Febtur da Bahia.

Gorgônio Loureiro, presidente da Febtur Nacional assina a Carta de Salvador de forma grandiosa:

“A Febtur e seus congressistas saem de Salvador fortalecidos com esse poder que emana de seu povo e em nome desta pluralidade e diversidade como jornalistas e comunicadores, seremos seus embaixadores em outras partes do Brasil.”

Gorgônio Loureiro, Presidente Febtur Nacional – Foto @MarcoJacobBrasil

Algumas imagens e postagens publicadas nas redes Febtur de Comunicação podem ser acessadas pelo Instagram da Febtur: @febtur_ba e @febturbr e pelo Canal Febtur TV no Youtube

Dicom Febtur

Febtur.org.br 

Sair da versão mobile