Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mulheres negras pré-candidatas de 26 Estados e do DF se reúnem para lançar carta compromisso à presidência

Ana Cleia, Kika – Foto – Divulgação

O projeto Estamos Prontas, iniciativa de incidência política do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND), vai realizar o primeiro Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política. A pré-candidata do Tocantins, Ana Cleia Kika vai estar presente, junto com outras 26 lideranças de todas as unidades federativas do Brasil participantes do projeto, além de intelectuais, artistas e nomes influentes na política institucional da América Latina.

A vice-presidenta da Colômbia recém-eleita, Francia Márquez, irá participar do evento de forma online. Também estão previstas a participação das deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL), a Deputada Estadual Érica Malunguinho (PSOL), Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, além de dirigentes estaduais e nacionais dos partidos que apoiam a chapa de Lula-Alckmin.

No encontro, que acontece dia 05 de agosto, no Rio de Janeiro, na sede da Ação da Cidadania, as pré-candidaturas dos 26 estados e o DF lançam uma carta compromisso com eixos programáticos para o Executivo Federal em 2023, no intuito de cobrar o comprometimento de Lula, pré-candidato à presidência, com políticas de justiça social, racial e de gênero. Os veículos interessados em fazer a cobertura do evento podem fazer seu credenciamento aqui. Demais pessoas interessadas em participar, podem retirar o ingresso gratuito no Sympla.

O evento marca o encerramento da primeira etapa do projeto Estamos Prontas, onde 27 lideranças negras, uma de cada estado do país, participam de uma jornada formativa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo eleitoral de 2022.

Publicidade

A formação acontece desde abril, e aborda temas como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial. O projeto conta ainda com uma equipe de estrategistas regionais que, por meio de mobilização e articulação política nos respectivos territórios, estão impulsionando as pré-candidaturas.

Segundo Ana Cleia Kika, liderança do Estamos Prontas no estado do Tocantins, a importância do projeto é justamente o fortalecimento das candidaturas de mulheres negras cis e trans, quilombolas, ribeirinhas e indígenas, a participação no projeto Estamos Prontas foi uma forma de alavancar a visibilidade da candidata a nível estadual e nacional.

“A maioria das candidaturas de mulheres negras em suma maioria não tem investimento partidário e essas mulheres estão na base da pirâmide social, para estarmos nesses processos necessitamos de respaldo financeiro e politico a fim de que nossa voz possa chegar para as mais diversas pessoas possíveis, com objetivo de conhecer o nosso projeto, no meu caso, de mulher negra que se coloca a disposição de uma vaga na Assembleia legislativa no estado do Tocantins. Indo para o encontro nacional no Rio de Janeiro eu não vou só, estarei levando comigo todas as mulheres negras que vieram antes de mim, as que estão na trajetória politica há muito mais tempo que eu e não tiveram essa oportunidade, é uma honra levar o nome do Tocantins, do Partido dos Trabalhadores de Porto Nacional, no qual sou presidenta e a luta das mulheres negras do nosso estado”, declara Ana Cleia Kika.

Iniciativa conjunta do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem, o projeto Estamos Prontas foi criado com objetivo de ampliar a representação na política institucional de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas, em especial defensoras dos Direitos Humanos no legislativo. Uma vez que, mulheres negras ocupam apenas 2% de cadeiras no Congresso Nacional, mesmo representando o maior grupo demográfico do país (28%). Um reflexo das desigualdades acumuladas pelo racismo.

As coordenadoras do projeto, Fabiana Pinto e Tainah Pereira, avaliam a iniciativa como um espaço de fortalecimento político de lideranças negras que já vêm há anos contribuindo para melhorias em suas comunidades e territórios. E acreditam que o Encontro Nacional será um momento de celebração e, sobretudo, de reafirmação do compromisso que as mulheres negras têm em construir um projeto político alinhado com as necessidades da população brasileira.

“Nossa expectativa é de que esse encontro seja capaz de congregar diferentes atrizes e atores políticos em torno de um novo projeto de futuro, liderado por mulheres negras. Temos prioridades que precisam ser reconhecidas e incorporadas às agendas de todas as esferas do poder. O Brasil tem solução e as mulheres negras são parte fundamental desse processo”, afirma Tainah Pereira.

Já Fabiana Pinto, coordenadora de incidência e pesquisa do Instituto Marielle Franco, reforça: “É simbólico que esse encontro de mulheres negras ocorra na cidade que elegeu Marielle Franco. Será a partir das mãos das mulheres negras brasileiras que conseguiremos reconstruir nosso país e dar uma resposta aos recentes ataques à nossa democracia e ao nosso sistema eleitoral. Acreditamos na construção de um futuro de dignidade e felicidade para todos e é essa proposta que nossas lideranças pretendem apresentar no próximo dia 5 de agosto”.

Conheça os perfis de todas as lideranças em www.estamosprontas.org/as-27

SERVIÇO
Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política
Data: 05 de Agosto de 2022, a partir das 14h
Local: Rua da Gamboa, 246, Rio de Janeiro
Entrada gratuita mediante inscrição prévia através do sympla.
Credenciamento Imprensa: AQUI

Por  Karine Corrêa/Assessoria

Sair da versão mobile