A eleição na capital tem 12 candidatos que lançaram nome para a disputa, o dobro da última disputa em 2016.
A definição de ampla maioria dos vices ficou para a última hora com arranjos e buscas por alianças.
São cinco mulheres, dentre elas uma ex-prefeita além de dois vereadores. Pelo menos sete vices vão disputar uma eleição pela primeira vez.
Metade das chapas são puro sangue na capital e nas outras as indicações se deram por composição de alianças partidárias.
Os perfis são os mais variados.
Saiba quem são os vices e um pouco mais sobre eles:
Alan Barbiero
A candidata a vice na chapa é a odontóloga Micheline Cavalcante, 43 anos. Ela já ocupou cargos estratégicos á nível estadual na área de saúde. A chapa é puro sangue.
Cínthia Ribeiro
O vice na chapa é Lucas Meira indicado pelo Democratas.
Natural de Goiânia e mora em Palmas desde 2007 quando ingressou no curso de Agronomia na Faculdade Católica do Tocantins. Aos 32 anos é empreendedor Social, atuou como Presidente Conselheiro da Renapsi nos últimos anos, desenvolvendo projetos de formação e acesso ao primeiro emprego para jovens de Palmas e de todo o país. É presidente do Palmas Futebol e Regatas, e além da ligação com o esporte é um grande entusiasta da tecnologia, atuando em startups de educação e mobilidade.
Eli Borges
O vice é o empresário e presidente da Acipa, Joseph Madeira indicado pelo PTB, legenda aliada do governo do Tocantins e que tem o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade.
Ele vive em Palmas há 26 anos. É reconhecido pelo seu trabalho à frente do Grupo Jorima, empresa que presta serviços nas áreas de segurança, asseio e conservação. Presidiu o Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Transporte de Valores de Curso de Formação e de Segurança Eletrônica do Estado do Tocantins (Sindesp/TO) e do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Tocantins (Seac/TO).
Gil Barison
O vice é o Tenente Gilberto do PRTB. Ele é oficial da reserva do Exército, formado em Letras, com 30 anos de serviço militar.
Joaquim Rocha
A chapa terá Domingos Ribeiro Bezerra como candidato à vice. A chapa é puro sangue.
João Aparecido Bazzoli (PSOL)
A candidata a vice na chapa será Lúcia Viana, também do PSOL.
Ela foi candidata ao cargo de Deputada Federal do Tocantins pelo PSOL. Natural de Cristalândia, Lucia Viana tem 58 anos e é atuante na sociedade. A chapa é puro sangue.
João Vilela – PT
A vice e Naiara Cardoso dos Santos Mascarenhas, 27 anos
Graduada em Serviço Social pela UFT, mestranda no programa de pós- graduação em Serviço Social da UFT.
Coordenadora nacional do enegrecer
E secretaria De movimentos populares da executiva municipal do PT
Compõe também a direção da secretaria de juventude do PT estadual. A chapa é puro sangue.
Junior Geo
A chapa terá Rose Damaso (PSC) como candidata a vice-prefeita.Viuva do ex-vereador Jose Hermes Damaso, Rose fundou o primeiro verdurão de Palmas.
A vice foi indicado pelo deputado federal Osires Damaso que desistiu da candidatura.
Marcelo Lelis
O vereador Milton Neris (PDT) foi anunciado como vice na chapa. O parlamentar está no terceiro mandato como vereador e já ocupou cargos estratégicos na gestão da capital antes de exercer os mandatos.
Ele abriu mão da candidatura para fechar a composição.
Tiago Amastha Andrino
A vice é a ex prefeita de Palmas Nilmar Ruiz do PL, que a indicou para a vaga após desistência do deputado Vicentinho Júnior. Ex deputada federal. Atua como escritora e palestrante.
A frente da Prefeitura da capital (2001-2004), era chamada de “prefeita comunitária”, pelo pioneirismo que obteve com o Planejamento Participativo e pelo diálogo que mantinha com a população e as lideranças de bairro – suas reuniões envolveram, no total, mais de 40 mil pessoas. Com o Shopping da Cidadania, ela descentralizou os serviços públicos.
Já foi secretária estadual e municipal de educação.
Vanda Monteiro
O vice é o vereador de Palmas pelo partido, Gerson Alves que também já ocupou cargos na capital e tem ligação com vários setores e bairros . Gerson Alves atualmente é empresário no ramo da terceirização de mão de obra e serviços.
Contudo, o início do seu protagonismo se deu quando empreendeu na área de pequenos produtos importados. Daí surgiu o nome que foi para as urnas em 2012: “Gerson da Mil Coisas”.
Max Dornellys (PTC)
Ainda não divulgou quem será o ou a vice. A chapa também é puro sangue.