Na última quinta-feira, 3 de abril, a equipe do Observatório do Crack da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou uma das práticas desenvolvidas no Município do Novo Gama (GO), resultado da parceria estabelecida em 2016 entre a 4ª Promotoria de Justiça/MPGO e os equipamentos da rede local. A capacitação acerca da “formação de identidade e perfis de delinquência e dependência química em adolescentes” ocorreu no Espaço do Educador na Secretaria Municipal de Educação.
O debate e a formação foram voltados para educadores, além de convidados dos órgãos atuantes na atenção psicossocial da infância e juventude. O conjunto de medidas ligadas ao “Projeto de fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente no município de Novo Gama”, resulta da proposta de articulação entre o judiciário e as Secretárias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Desporto, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, CEMAAES, Guarda Municipal, Subsecretária Estadual de Educação, Polícia Militar, Polícia Civil.
Casos e estratégias
O projeto conta com um grupo de trabalho que se reúne mensalmente para discutir os casos de menores em vulnerabilidade e cumprimento de medida socioeducativa. Também são deliberadas estratégias de intervenção para (re)inserção e oferta dos recursos presentes no território para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Os profissionais têm atuado no sentido de elaborar fluxogramas e direcionar propostas para o enfrentamento e prevenção do uso de drogas e álcool por crianças e adolescentes. Essas experiências integram possibilidades de (co)responsabilização das esferas do poder público nos desafios municipais como condição para construções coletivas de potencial transformador.
Notícias, dados relevantes, informações sobre a rede de assistência e iniciativas como a do Novo Gama podem ser conferidos no site do Observatório do Crack. Acesse aqui.