Ícone do site Gazeta do Cerrado

Municípios têm até 13 de setembro para realizarem conferência de Assistência Social

As Conferências Municipais de Assistência Social são espaços democráticos de debate coletivo que oportunizam a participação social, as discussões e avaliações das ações governamentais, bem como a deliberação das diretrizes relacionadas à política de Assistência Social. Essas conferências estão acontecendo nos municípios tocantinenses desde a primeira quinzena de agosto e prosseguem até o dia 13 de setembro. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participa prestando apoio técnico na realização destes eventos.

A assistente social da Gerência do SUAS na Setas, Aurora Moraes dos Santos, falou sobre a importância da realização dessas conferências em todos os municípios tocantinenses. “As conferências têm por finalidade avaliar em qual momento o Sistema Único de Assistência Social se encontra; e todos os trabalhadores e beneficiários desses serviços podem e devem participar, já que o controle social, nesse caso, é pautado no evento dessas conferências”, afirmou.

Nesta semana as conferencias acontecem em Wanderlândia, Ananás, Luzinópolis, Nazaré, Babaçulândia, Dianópolis, Monte do Carmo e Ipueiras. Na ocasião, entre outras demandas, são escolhidos os membros que participarão das Conferências Estaduais, momento em que serão escolhidos os delegados que representarão o Tocantins na Conferência Nacional.

Wanderlândia

A conferência, em Wanderlândia, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 2, na Câmara Municipal, e contou com a presença de conselheiros municipais, Ministério Público, representante dos usuários, e diversos setores da sociedade; com destaque para o grande número de idosos presentes.

O representante do Ministério Público, Willian Clementino, falou sobre a importância da participação popular no evento. “A perspectiva é construir uma política pública que vá ao encontro dos anseios da população local”, ressaltou ele.

A conselheira estadual de Assistência Social, Maria de Lourdes Rodrigues dos Santos, falou da importância de cada segmento pautar suas necessidades. “As conferências têm caráter de participação social e a comunidade precisa estar mobilizada para dizer quais são suas reais necessidades; já que é por meio dessas propostas que os gestores elaboram seus planos de ação”, afirmou ela.

O presidente do Conselho Municipal dos Idosos de Wanderlândia, Francisco das Chagas Garcia, falou que a participação de todos é de grande importância. “Se não participamos, não podemos depois reclamar que as políticas não atendem nossas necessidades”, disse ele.

Conferências Estadual e Nacional

A 12ª Conferência Estadual Popular Democrática de Assistência Social acontece dia 15 de outubro, em Palmas; já a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, acontecerá em novembro, em Brasília e terá como tema “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

fonte: Assessoria Setas

Sair da versão mobile