Na manhã desta sexta-feira, 11, o candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, da coligação Juntos Podemos Agir, participou de uma sabatina promovida pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Durante o encontro, o candidato respondeu todas perguntas de empresários e destacou suas principais propostas para o setor, reforçando seu compromisso com o diálogo e o desenvolvimento econômico da capital.
“A geração de empregos não é responsabilidade direta do poder público, mas sim dos empresários e comerciantes. Cabe ao governo municipal criar as condições para que isso aconteça. Palmas é uma cidade cheia de oportunidades e precisa de um gestor que dialogue com o setor empresarial e tenha compromisso com o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
Desenvolvimento do Turismo e Taquaruçu
Eduardo Siqueira destacou que Palmas possui um grande potencial turístico, mas que ainda é pouco explorado. “Temos uma indústria do turismo pronta, mas que não é aproveitada. Palmas pode se tornar uma capital de turismo, com um calendário de eventos, praias estruturadas e atrações que incentivem o turista a ficar na cidade. O que falta é planejamento e investimento em infraestrutura”, disse o candidato. Ele também mencionou a necessidade de revitalizar o distrito de Taquaruçu, tornando o Festival Gastronômico mais acessível para a comunidade local e criando novas oportunidades para o comércio.
Facilitação para Empresários: Licenciamento e Alvarás
O candidato apresentou a criação da Secretaria do Licenciamento como uma solução para desburocratizar os serviços aos empresários e agilizar processos como a emissão e renovação de alvarás. “Hoje, os empresários enfrentam um verdadeiro martírio para conseguir documentação. A Secretaria do Licenciamento vai descomplicar isso, facilitar o ambiente de negócios em Palmas e libertar o empresário da burocracia”, explicou.
Qualificação Profissional e Empreendedorismo
Sobre a necessidade de qualificação profissional, Eduardo Siqueira Campos lembrou de sua contribuição com a implantação do IFTO em Palmas e propôs a expansão do Instituto 20 de Maio para oferecer cursos não só para servidores municipais, mas também para jovens e empreendedores. “Palmas precisa urgentemente de qualificação para seus jovens. O Instituto 20 de Maio pode ser um grande centro de formação, em parceria com entidades, preparando nossa juventude para as oportunidades que Palmas oferece.”
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Apoio ao MEI e parcerias
Eduardo Siqueira destacou que aumentará o orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de 0,25% para 1,5%, fortalecendo o Fundo de Desenvolvimento Econômico e o Banco do Povo, com o objetivo de financiar estudos de viabilidade econômica e apoiar os microempreendedores individuais (MEIs). “A Casa do Empreendedor precisa ser um local de suporte real, onde o MEI encontre apoio para crescer e não fechar as portas por falta de orientação e recursos. Portanto, penso que fortalecer a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a Casa do Empreendedor, a composição do Conselho, incrementar o fundo e banco do povo, estaríamos dando um grande passo.”
Ao ser questionado sobre o escolha do secretário de Desenvolvimento Econômico e sobre a parceria com o Estado, Eduardo Siqueira afirmou que manteria a escolha do secretário a partir da seleção de três nomes indicados pelas entidades empresariais e que teria a melhor relação com o atual governo.
Considerações Finais
Nas considerações finais, Eduardo Siqueira Campos se mostrou otimista com o apoio popular. “Com apenas 30 segundos de televisão, conseguimos chegar ao segundo turno, e isso mostra o quanto nossa mensagem foi clara. Palmas nasceu para ser um centro de oportunidades e não de oportunismo. Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos, e com a participação de vocês, vamos chegar lá”, concluiu.