Ícone do site Gazeta do Cerrado

Na Capital: pessoas a partir de 58 anos sem comorbidades começam a ser vacinadas contra Covid

Vacinação para pessoas com mais de 58 anos e sem comorbidades começa hoje - Foto: Raiza Milhomem

A Prefeitura de Palmas inicia a vacinação contra Covid de pessoas a partir de 58 anos sem comorbidades a partir desta sexta-feira, 18. E as pessoas com 59 anos sem comorbidades também começaram a ser imunizadas nessa quinta-feira, 17.

A informação foi confirmada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em suas redes sociais. “Quem tem 58 anos pode preparar o braço e fazer o agendamento q a partir de amanhã estará liberada a vacinação. Estamos na expectativa de receber 21 mil doses da Janssen p/ ampliar ainda mais o público. Plano de vacinação em massa pronto, aguardando envio das doses pelo @minsaude”, escreveu a gestora.

Para receber a primeira dose da vacina, o usuário deve apresentar o cartão de vacinação, documento de identidade e original e cópia de comprovante de residência em Palmas. Caso o cidadão não tenha acesso à internet para fazer o agendamento, pode procurar um ponto de vacinação mais próximo (veja a relação no final do texto) para ser imunizado.

Janssen

A Semus contava com a chegada de cerca de 21 mil doses da vacina Janssen para realizar um mutirão de vacinação do público de 50 a 59 anos sem comorbidades, desta quinta-feira até o fim de semana, visto que a chegada da primeira remessa do imunizante ao Brasil estava prevista para a terça-feira, 15, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Mas a fabricante suspendeu o envio das doses ao País e não informou nova data para a entrega.

Para não frustrar a expectativa dos palmenses, a Prefeitura de Palmas decidiu manter o início da vacinação desse público, abrindo para 59 anos nesta quinta e para 58, na sexta-feira. Isso só foi possível porque o município recebeu, ontem, nova remessa de vacinas da Astrazeneca destinada à aplicação da primeira dose (D1) para os grupos das forças de segurança, deficientes permanentes e trabalhadores da educação.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, o quantitativo destinado às pessoas com deficiência permanente foi superestimado pelo Ministério da Saúde (MS), e Palmas já alcançou a meta de vacinação desse público. “Assim, parte das novas doses destinadas a esse grupo prioritário foi remanejada para dar início à vacinação do público em geral, conforme recomendado pelo MS”, explicou Marta, reforçando que a decisão não acarreta prejuízo aos demais grupos prioritários e nem para aqueles que precisam tomar a segunda dose (D2) da Astrazeneca.

A imunização para o público em geral ocorre por ordem descrescente de idade, a partir de 59 anos, conforme a procura nos postos de vacinação e a chegada de novas remessas de vacinas. A Semus ressalta que segue normalmente a vacinação dos outros grupos prioritários contemplados no (PNI), de acordo com os cronogramas específicos previamente divulgados.

Salas de vacinação para público 58+ sem comorbidade

Das 13 às 17 horas

USF 307 Norte

USF 405 Norte

USF 409 Norte

USF 207 Sul

USF 403 Sul

USF 1103 Sul

USF 1206 Sul

USF Jose Hermes

USF Bela Vista

USF Novo Horizonte

USF Taquari

USF Morada do Sol

USF Taquaruçu (agendamento na própria unidade)

USF Buritirana (agendamento na própria unidade)

Das 16 às 20 horas

USF 1004 Sul

Sair da versão mobile