Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Não adianta os gestores investirem em estruturas de saúde pública e a população não colaborar”, diz governador

O Hospital Municipal Eduardo Medrado, de Araguaína, vai receber um aporte financeiro da ordem de R$ 3 milhões do Governo do Tocantins. A assinatura do convênio para o repasse do montante ocorreu nesta quinta-feira, 3, durante visita às obras de construção da primeira etapa da unidade, acompanhada do prefeito local, Ronaldo Dimas.

No local, funcionará inicialmente um hospital de campanha, com 1.500 m² de área construída e capacidade para 40 leitos clínicos e 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), para fazer frente às demandas por vagas por pessoas acometidas pela Covid-19. As obras estão avaliadas em mais de R$ 9 milhões. De acordo com informações da prefeitura municipal, a expectativa é de que a unidade seja concluída no próximo dia 18.

O convênio foi definido depois de visita recente do prefeito araguainense ao Governador Carlesse no Palácio Araguaia, em Palmas, para discutir parcerias no sentido de fortalecer as políticas de enfrentamento ao novo Coronavírus no município e na região.

O governador Mauro Carlesse explicou que, a exemplo da parceria com o prefeito de Araguaína, já estabeleceu contatos com outros gestores para organizar um plano de trabalho conjunto no sentido de enfrentar a pandemia. “O Dimas foi ágil e apresentou esse projeto. Temos que ter leitos para atender a nossa população. É isso que temos que fazer nesse momento, unir forças, independente de política, para ajudar as pessoas que precisam”, ressaltou o Governador, lembrando que a comunidade também tem que fazer a sua parte, evitando aglomerações e obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde para evitar o contágio. “Não adianta os gestores fazerem a sua parte, unir esforços, investir em estruturas de saúde pública e a população não colaborar”, pontuou.

Por sua vez, o prefeito Ronaldo Dimas destacou a importância da unidade de saúde e o desprendimento do governador Mauro Carlesse em unir forças com os gestores municipais para fazer frente à pandemia. “Sentimos que o Governo do Estado está fazendo a sua parte e agradecemos ao Governador Carlesse pelo desprendimento. Araguaína tem uma área de influência que envolve uma população de 700 mil pessoas e esse obra é fundamental nesse momento de crise sanitária”, frisou.

Presenças

Além de secretários de Estado e outros auxiliares do Governo, participaram da visita os deputados estaduais Issam Saado, Valderez Castelo Branco, Jorge Frederico e Olyntho Neto, além do deputado federal Tiago Dimas.

Sair da versão mobile