Ícone do site Gazeta do Cerrado

Nas redes: Ativista cultural sugere discussão sobre blocos populares e diversidade no carnaval de Palmas

(Arquivo Pessoal)

 

O ativista cultural e ator conhecido nacionalmente, Cícero Belém polemizou nas redes sociais sobre a necessidade de mais atenção aos blocos populares de carnaval na capital.

Este ano embora a programação oficial do poder público fosse o Capital da Fé, vários blocos surgiram e fizeram a alegria de vários foliões. Infelizmente houve um incidente em um deles que resultou numa ação policial contra os foliões.

O ator sugere uma audiência para discutir o assunto.

Veja a íntegra do posicionamento do ator Cícero Belém:

SURGE A RESISTÊNCIA. A HORA É DE DISCUTIR O CARNAVAL DE PALMAS

2018 percebi algo novo na festa de Momo na capital.
Desde que o carnaval do axé foi pro prejo, mesmo sendo substituído posteriormente pelo ‘carnaval da fé’ percebi que algo de novo parece nascer e pode ser a grande novidade para um carnaval sustentável e de fato popular.

A imprensa noticiou blocos de carnaval por várias parte da cidade.

O carnaval é uma festa popular, de iniciativa livre, espontânea, irreverente e de uma diversidade extraordinária.
Palmas, Capital jovem, ainda não encontrou seu caminho. Talvez porque as iniciativas até então, foram todas oficiais e 100% bancadas pelo poder público.

De modo que o surgimento de blocos populares e do povo pipocando pelos cantos da cidade pode se tornar uma ideia potente para um carnaval rico e autenticamente popular.

A iniciativa de 2018 é um sinal de resistência e não deve se amedrontar com a agressão policial e percepção míope do poder público que insiste em impor num modelo de carnaval que não respeita a diversidade e morrerá na hora em que gestão tirar sua mão protetora e as cifras do orçamento público.

QUE TAL UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O ASSUNTO?

A discussão é boa, o debate deve ser feito e me senti como cidadão comum na obrigação de incentivar a resistencia desses blocos que ousaram colocar a cara na rua, propor algo fora da visão vigente, enfrentando a polícia propondo uma festa mais democrática.

Fiquei muito afim de um fórum social para discutir o tema.

Vamos?

Att.

Ator Cícero Belém

Sair da versão mobile