Ícone do site Gazeta do Cerrado

Nas redes, Siqueira quer que população seja ouvida sobre transposição do Rio Tocantins e pondera

Foto: Nielcem Fernandes

“Eu sou contra”, diz o ex-governador Siqueira Campos em vídeo publicado em seu perfil do Facebook na noite dessa segunda-feira, 13. Ele diz que isso fere os interesses de ambos os lados, pois o governo federal planeja transpor as águas do Rio Tocantins para recuperar a bacia do Rio São Francisco, no Nordeste. “Eu sou nordestino, mas sou contra!”, destaca.

Siqueira ainda diz que é preciso entender que as água do Rio Tocantins não podem ser levadas para qualquer outro lugar. “As águas do Rio Tocantins não é inesgotável. Nosso estado não merece isso”, exclama o ex-governador.

Confira o vídeo aqui.

A transposição

O projeto prevê um percurso de 733 km de interligação entre o Rio Tocantins e o Rio Preto, na Bahia, que está vinculado na bacia do São Francisco. A proposta agrada parlamentares do Nordeste, porém representa uma grave e inadmissível ameaça ao nosso rio.

Estudos da Agência Nacional de Águas (ANA) e do próprio Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco reforçam essa preocupação: o Rio Tocantins não tem volume nem vazão suficientes para suportar uma transposição. E a cada ano seu volume reduz.

O assunto movimenta o meio político do Estado e um abaixo assinado organizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse é contra a transposição.

 

Sair da versão mobile