Ícone do site Gazeta do Cerrado

Naturatins vai acionar delegacia para identificar pescador que ostentou crime ambiental nas redes

Pescador foi flagrado durante pesca em Brejinho de Narazé- Foto Reprodução

Pescador foi flagrado durante pesca em Brejinho de Narazé- Foto Reprodução

Lucas Eurilio

O Tocantins está no período de Piracema e as pescas estão proibidas até o final do mês de fevereiro em todo o Estado, no entanto, isso não tem impedido que algumas pessoas quebrem  as regras e façam totalmente ao contrário do que está sendo pedido.

Em Brejinho de Nazaré,  a pouco mais de 100 km de Palmas,  um homem exibe vários peixes após uma pescaria num rio da região.

Um vídeo encaminhado para o Gazeta do Cerrado nesta sexta-feira, 15, por uma pessoa que pediu pra não ser identificada, mostra o pescador colocando o pescado dentro de uma caixa de isopor. (Veja no final da matéria)

Publicidade

“Oh o tanto de moela aqui oh. Aqui galera, oh. Tem até essa “curvininha” aqui…Oh o tamanho desse moelão aqui. 15 de janeiro, 10 horas do dia aí e nós estamos trabalhando, perdemos tempo não”.

Vale ressaltar que a pesca durante  a Piracema é considerada crime ambiental.

O Gazeta do Cerrado entrou em contato com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em nota, encaminhada ainda na sexta-feira, o órgão informou que tem realizado ações e operações fiscalizatórias periódicas em todo o Estado, com o apoio de órgãos parceiros, no intuito de coibir a pesca predatória e garantir a observância do período defeso. Ao longo do período da Piracema, de 1 de novembro até 15 deste mês, foram realizadas 10 operações, que resultaram em quatro autos de infração, com a apreensão de 15,5 Kg de pescado e recolhimento de 100 metros de redes de pesca. Lembrando que a piracema vai até 28 de fevereiro.

No que se refere à ação do referido pescador, será acionada a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag), para fins de identificação do autor, bem como sua responsabilização.

O Naturatins esclarece que disponibiliza o canal Linha Verde como meio para o registro de denúncias, às quais podem ser feitas pelo canal Linha Verde (0800-063-1155 – ligação gratuita) e pelo formulário existente no site do Instituto: naturatins.to.gov.br/linha-verde/.

Veja o vídeo

Leia sobre a Piracema e Cota Zero

Período da Piracema no TO encerra no final de fevereiro; Cota Zero estendida até 2022

 

Sair da versão mobile