Ícone do site Gazeta do Cerrado

Neste domingo: 11 cidades tocantinenses chegam aos 63 anos

Foto – Divulgação

Neste domingo (14) é dia de comemoração para 11 cidades do estado que chegam aos 63 anos de emancipação política. Elas foram criadas em 1958, quando o Tocantins ainda era o norte goiano. Entre os municípios estão Araguaína e Gurupi, as maiores cidades do estado depois da capital.

Araguaína

 

Situada às margens da BR-153, a maior cidade do norte do estado é referência para toda região e para estados vizinhos como Maranhão e Pará. Araguaína tem 186 mil habitantes, segundo o último senso do IBGE, ocupando o posto de segunda maior do estado.

A economia cada vez mais gira em torno do comércio a da prestação de serviço, mantendo a cidade em pleno desenvolvimento e atraindo cada vez mais pessoas interessadas em investirem.

Gurupi

 

No sul do estado Gurupi ocupa o posto de terceira maior cidade do Tocantins e é a referência para os municípios da região. Com vocação para o comércio e agronegócio, a capital da amizade e lar de mais de 88 mil tocantinenses.

A história do Município também está intimamente ligada à construção da Belém-Brasília, marco do surgimento e desenvolvimento de diversas cidades ao longo de sua extensão.

Neste ano a cidade teve uma grande programação com desfile, shows, competições e lançamento de Festival Gastronômico. As comemorações serão encerradas neste domingo (14) com eventos esportivos.

Sair da versão mobile