Ícone do site Gazeta do Cerrado

No dia do Servidor, Sindicatos falam de desafios para categorias no Tocantins

 

Equipe Gazeta do Cerrado

O Dia do Servidor Público está sendo comemorado nesta segunda-feira, 28. Os Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras) encaminharam material à imprensa parabenizando os profissionais, porém, destacando os desafios. São mais de 40 mil servidores públicos na esfera Estadual.

O Sisepe, questionou se realmente os servidores tem o que comemorar, pois destacou as pendências com o Plansaúde e o índice concedido da data- base em 2019.

O sindicato afirma que os servidores passam por grandes dificuldades em relação aos locais de trabalho, e acabam não conseguindo atender a população nas situações mais difíceis, como nos hospitais.

Publicidade

O Sisepe afirma que continuará lutando pelos direitos não apenas dos seus sindicalizados, mas do Tocantins, de ter um serviço público que cumpra as leis e garanta as condições de trabalho e atendimento à população. “Vamos continuar cobrando os gestores, mas também trabalhando diuturnamente para garantir na Justiça os direitos que não são respeitados, como os atendimentos médicos, ressarcimentos, data-base, progressões e adicionais”, diz o presidente Cleiton Pinheiro.

Pinheiro lembrou que as progressões estão suspensas até 2020 e alega que o número de servidores de licença para tratamento de saúde cresce a cada dia. O Sindicato disse ainda que os servidores públicos do governo estadual estão sem receber os retroativos da Data-base, implementadas em atraso, de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Já o Sintras, também afirma que os servidores tem pouco a comemorar, e destaca também a questão dos benefícios e direitos.

Conforme o presidente da entidade Manoel Pereira de Miranda, os servidores precisam ser valorizados como qualquer outro profissional liberal ou da iniciativa privada. “Os servidores públicos são essenciais para o crescimento do Estado, são eles que executam os projetos do governo, ou seja, é uma peça fundamental para o crescimento do Estado”, afirmou.

“E vamos continuar na luta, comungamos da ideia de que é respeitando os direitos dos servidores, proporcionando boas condições de trabalho que eles se sentirão motivados para dispor os seus serviços no cumprimento da sua missão como servidor público e continuar contribuindo para o “melhor” da sociedade tocantinense”, diz Manoel Miranda.

Mensagem do governador

No Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira, 28, o governador Mauro Carlesse, em vídeo publicado nas redes sociais, reconheceu e agradeceu a todos os colaboradores estaduais pelo trabalho na condução do Estado. “Quero agradecer a todos os servidores do Estado do Tocantins. Quero agradecer de coração. Pelo trabalho, pela compreensão, por tudo o que tem feito para nos ajudar a conduzir este Estado com estabilidade, segurança e com muita dedicação”, afirmou o Governador.

Carlesse destaca o trabalho dos servidores pela consquistou do enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Mais uma vez eu digo: graças a nossos servidores o Estado conseguiu se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os senhores sabem muito bem que não foi fácil, pegamos este Estado em uma situação muito difícil, mas com a ajuda de vocês nós conseguimos colocar o Estado dentro do equilíbrio fiscal, dentro da responsabilidade que temos que ter com o dinheiro público”, ponderou.

O chefe do Executivo ainda reforça sua gratidão pelos servidores. “Então, só tenho que agradecer neste dia. Mais uma vez, obrigado por tudo, obrigado por vocês terem o compromisso com o Estado do Tocantins. Parabéns da todos, um beijo no coração de vocês. Obrigado”, finalizou o Governador.

Sair da versão mobile