Lucas Eurilio
Mais uma vez usuários do transporte coletivo de Palmas registraram um ônibus lotado, nesta sexta-feira, 26. A linha é a que faz Palmas/Taquaruçu.
Segundo informações de uma passageira que precisa usar a linha quase diariamente, a lotação acontece porque muitas vezes os motoristas não param no ponto para que as pessoas possam entrar, não passam no horário que está no aplicativo Moovit.
Além disso, a passageira disse também que algumas pessoas não estavam seguindo as normas de segurança e não faziam o uso da máscara.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Prefeitura de Palmas pedindo informações sobre os os horários das linhas Palmas/Taquaruçu e Palmas/Buritirana. Perguntamos também sobre onde os passageiros podem fazer denúncias, além da Ouvidoria.
Em nota Prefeitura de Palmas informou que a fiscalização ocorre diariamente nas estações de ônibus em horários distintos, sendo intensificado em horários de picos como por exemplo, entre às 7h e 8h e, no período vespertino, entre as 17h30 e 19h, aproximadamente. Em relação ao itinerário da Linha – 450 (Taquaruçu), de segunda à sexta-feira a linha inicia a rota a partir de 5h20, sendo encerrada somente às 23h. Aos sábados têm início às 6h com término às 22h40. Domingos e feriados das 6h20 às 21h35. Já a Linha – 640 (Buritirana), de segunda à sexta-feira sai às 06h e às 12h50. Aos sábados às 06h.
Usuários que queiram fazer alguma denúncia podem ligar no 0800 64 64 156 – Ouvidoria Municipal, ou nos números (63) 3212-7572 ou (63) 99288 7995 (ligação e whatsapp), das 13 às 19h, de segunda a sexta-feira. É preciso informar corretamente a linha e o número do veículo para que a situação seja verificada.
Decreto a partir de segunda-feira, 1º
Novo decreto em Palmas. No Diário Oficial do Município (DOM), a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) determinou a suspensão de atividades presenciais em escolas, berçários, cursinhos públicos ou particulares e instituições de ensino superior. Também foi determinado que deve ser utilizado 100% das frotas de ônibus do transporte coletivo urbano e rural com no máximo 50% da capacidade total de lotação.
Conforme a gestão, a finalidade é diminuir a aglomeração de passageiros em horários de pico no transporte público de Palmas e de minimizar os riscos à saúde de servidores.
O novo decreto também afirma que os servidores público municipais devem desenvolver seus trabalhos em home office, para as funções administrativas que não exijam a permanência na unidade setorial, autorizado aos titulares das Pastas convocar servidores públicos municipais sempre que necessário para o desempenho das funções.
Cinthia já havia divulgado algumas informações sobre o novo decreto na manhã desta sexta-feira, em seu twitter.
O novo decreto entra em vigor na segunda-feira, 1º de março.
Veja o decreto na íntegra aqui.