Ícone do site Gazeta do Cerrado

No sul do Tocantins, incêndio atinge fazendas produtoras de soja

Um incêndio de grande porte atinge fazendas desde esta terça-feira, 07, em Talismã, sul do Tocantins. As chamas têm devastado pastagens, Áreas de Preservação Permanente (APP), reserva legal e regiões usadas para o plantio de soja.

Essa não é a primeira queimada registrada na região. O primeiro atingiu uma fazenda e provocou uma nuvem de fumaça gigantesca.

No segundo, cerca de 150 hectares foram destruídos depois que, supostamente, um pé de buriti atingiu a rede de transmissão de energia. No terceiro, as chamas começaram às margens da TO-373 e atingiram três propriedades rurais, além de uma área de preservação ambiental.

Segundo a Defesa Civil, a queimada começou na tarde desta terça-feira. A brigada da própria fazenda conseguiu controlar o incêndio, mas nesta manhã, novos focos surgiram e atingiram outra propriedade rural.

Homens da Defesa Civil e brigadistas das fazendas trabalham juntos para combater o fogo. Cerca de 40 pessoas estão no local e tentam impedir que as chamas se espalhem para outras propriedades.

Foto: João Carlos – Defesa Civil

Sair da versão mobile