Ícone do site Gazeta do Cerrado

No TO: Casos de dengue caem, mas de Zika aumentam 239% e Chikungunya 188%; Veja dados

Larvas do Aedes Aegypti – Foto – Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

Os últimos boletins epidemiológicos publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), apontam uma queda bastante considerável no número de casos confirmados de dengue, mas mostram um aumento alarmante nos casos de Zika e Chikungunya no Tocantins. As doenças são causadas pelo vírus Aedes Aegypti que pode inclusive afetar grávidas durante a gestação e levar pessoas à morte.

Além das ações feitas pelo Estado e pelas Prefeituras, para acabar com o Aedes Aegypti é necessário que a população ajude a combater o mosquito limpando o quintal, não deixando água acumulada e alertando vizinhos.

Conforme os dados, os casos notificados e confirmados de dengue caíram 58,8% e 92% respectivamente. As confirmações (Veja abaixo):

Por outro lado, os casos confirmados de Zika são alarmantes. Já foram notificados 1.766 e confirmados 61. ou Seja, aumento de 177% (notificações) e 239% (confirmações) respectivamente.

Três gestantes nas cidades de Aliança do Tocantins, Araguaína e Palmas foram positivadas para a doença.

O índice de contaminação pela chikungunya também está alto. Conforme aos dados das SES-TO, os casos notificados aumentaram 253% e os confirmados 188%

Até o momento nenhuma morte foi confirmada por Dengue, Zika ou Chikungunya no Estado e os dados foram divulgados no último dia 4/4/2023 e são da Semana Epidemiológica 13.

 

 

 

 

Sair da versão mobile