Ícone do site Gazeta do Cerrado

No TO, ministro minimiza abstenções no Enem e não dá previsão para início de vacinação dos professores

Brener Nunes – Gazeta

Créditos das fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins

O ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, acompanhou na manhã deste domingo, 31, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. No últimos domingos (17 e 24), Ribeiro realizou visitas técnicas a escolas no Distrito Federal, Paraná, Goiás e São Paulo.

Desta vez, o ministro fiscalizou na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Palmas.

“A ferramenta da aula remota foi incorporada de uma forma trágica e inserta devido a pandemia. Mas a presença do professor é indispensável. É o professor que causa marcas positivas na vida dos alunos. Para mim, a presença do educador é essencial. É claro que como tios, pais e avós não queremos colocar a vida de ninguém em risco, de alunos e professores”, disse.

Ribeiro também comentou sobre a vacinação dos professores, porém não deu previsão. “Em outubro, fiz um documento ao Governo prioridade na vacinação dos professores. Queremos dar segurança a eles”, afirmou Milton.

Sobre o número de abstenções, ele disse que 5,6 milhões de pessoas se inscreveram, desses 550 mil eram treineiros, 700 ou 800 mil inscritos nos últimos dois dias quando dispensamos as taxas. Nas duas últimas semanas, que não verdade é de 2020, nós tivemos a questão da pandemia no Amazonas, eles passaram por questões de atendimento, oxigênio, é isso afetou a percepção de alguns alunos no Brasil. Lá no Amazonas nós adiamos a prova para 160 mil de alunos. Foi 58,5% de abstenção no primeiro, é alta”, afirmou.

O ministro destaca que para 2,4 milhões de alunos que fizeram o ENEM foi um sucesso, pois estudaram muito para esse dia.

Milton diz que o ENEM é fundamental aos estudantes. As vagas são oriundas aos alunos de escolas públicas. “A modalidade digital, embora a redação seja manuscrita. Ela vai dar uma certa flexibilidade de evitar gastos com logística, impressão e logo, logo teremos a prova de forma digital”, disse.

Ele também liderou o motivo de vir ao Estado. “ O Tocantins é um Estado novo, progressista e tenho uma boa relação com o governador ido Carlesse e o vice Wanderlei. Como já fui no sul e Sudeste, escolhi vir ao norte. Eu iria ao acre, mas devido a pandemia vim ao Tocantins”, afirmou.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sua primeira versão digital neste domingo. A prova é o piloto do projeto que prevê a transformação completa do Enem impresso para o digital até 2026, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como a prova impressa, o Enem digital terá 180 questões objetivas e Redação, mas características próprias.

Sair da versão mobile