Ícone do site Gazeta do Cerrado

No Tocantins, 59 pacientes aguardam para transplante de córnea

No Tocantins, cerca de 59 pacientes aguardam transplante de córneas - Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Dia 27 de setembro é celebrado do Dia Nacional de Doação de Órgãos em todo o Brasil. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de se doar órgãos e tecidos.

No Tocantins, após ser implantado o serviço de coleta de múltiplos órgãos, cinco famílias autorizaram a doação de órgãos de parentes. Atualmente, o estado realiza apenas transplante de córnea.

Ao todo, 155 córneas foram doadas e existem 59 pacientes a espera de um transplante.

Sabe como ser doador de órgãos e tecidos?

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso conversar com familiares, somente eles podem autorizar a doação em caso de morte.

Basta explicar e deixar explícito o desejo em ser doador.

Ainda conforme o Ministério, existem dois tipos de doadores. O primeiro é o vivo, ou seja, pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

Pacientes que morreram, São pessoas com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).

Sair da versão mobile