Ícone do site Gazeta do Cerrado

No Tocantins, impostos estaduais passarão a ser cobrados por comunicação eletrônica

No Tocantins, impostos estaduais serão cobrados por comunicação eletrônica - Foto - Koró Rocha/Aleto

No Tocantins, impostos estaduais serão cobrados por comunicação eletrônica - Foto - Koró Rocha/Aleto

No Tocantins, os contribuintes estaduais terão nova forma de receber informações sobre impostos a pagar: por meio de comunicação eletrônica, a ser implantada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O novo modelo foi instituído por meio da Medida Provisória nº 15/23 do Executivo, aprovada em sessões extraordinárias na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na tarde desta quarta-feira, 4.

Além de agilizar o processo de tramitação das comunicações entre a Sefaz e o contribuinte, a nova modalidade deve gerar mais economia aos procedimentos envolvendo o processo tributário, compreendendo desde entrega de notificações a consultas a serem feitas pelos interessados.

“É uma forma de materializar a transmissão eletrônica de informações na era digital”, justifica o governador Vanderlei Barbosa (Republicanos), em mensagem enviada ao presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos).

DEC

A comunicação será implantada por meio do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), canal a ser criado entre a Secretaria da Fazendo e os contribuintes de tributos estaduais. Isso possibilitará melhorias no trâmite e na resolução de procedimentos administrativos tributários, a exemplo de notificações, intimações e expedição de avisos em geral.

Benefícios

A nova forma de comunicação elimina papel e agiliza o acesso às informações pelo contribuinte, diminuindo a burocracia. Também diminuirá custos e proporcionará maior facilidade no ato de pagamento dos tributos.

Leia também – Refis 2023: Tocantinenses poderão ter até 95% de desconto em renegociações de impostos | Gazeta do Cerrado

Fonte – Dicom Aleto

Sair da versão mobile